A pesquisa AtlasIntel–Bloomberg revela que Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Flávio Dino ocupam as primeiras posições no ranking de popularidade entre os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar disso, o levantamento aponta que todos apresentam saldo negativo de imagem.
O estudo, realizado entre 3 e 6 de agosto com 2.447 entrevistados e margem de erro de ±2 pontos percentuais, indica que Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso concentram as maiores taxas de rejeição, com 56% e 53%, respectivamente. Já Kassio Nunes Marques é o ministro menos conhecido pelo público.
Tendência de estabilidade
De acordo com a série temporal da pesquisa, as imagens de Cármen Lúcia, Moraes, Dino e Cristiano Zanin permaneceram estáveis ou tiveram leves melhoras entre setembro de 2024 e agosto de 2025, sem grandes mudanças no cenário geral.
Percepção do STF
A avaliação institucional do STF também é marcada por forte polarização. As dimensões com índices relativamente melhores são “defesa da democracia”, “respeito à Constituição” e “profissionalismo”, embora nenhuma delas apresente saldo positivo.
No conjunto, o levantamento mostra que a Corte mantém ampla visibilidade pública, mas enfrenta uma predominância de avaliações desfavoráveis mesmo entre seus integrantes mais bem posicionados.
Fonte: Brasil 247
🇧🇷 Mantenha-se Informado ( a )
🇧🇷 Curta e Compartilhe 👁️🗨️