Por Yuri Ferreira
Nesta quinta-feira (21) presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou em suas redes sociais que irá pautar o pedido de urgência para o projeto de lei da reforma do Imposto de Renda.
A proposta do governo prevê isenção do imposto para quem ganha até R$ 5 mil e é considerada a principal pauta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional no segundo semestre de 2025, com a expectativa de que a medida entre em vigor já no próximo ano.
Se a urgência for aprovada — o que exige apenas maioria simples na Câmara —, o projeto não precisará passar por outras comissões e seguirá diretamente para o plenário, acelerando sua votação e reduzindo o risco de inclusão de “jabutis”.
A movimentação representa uma vitória do governo após a oposição bolsonarista impor uma derrota a Motta e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ao conseguir emplacar um nome de oposição na presidência da CPMI do INSS.
Articulação do governo
Nesta quarta-feira (20), Lula e Hugo Motta se reuniram no Palácio da Alvorada. Paralelamente, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, articulou uma reunião com líderes da base governista no Congresso.
Gleisi celebrou o gesto de Motta, destacando a sintonia entre o governo e a Mesa Diretora da Câmara, alvo de ataques da oposição no início dos trabalhos legislativos do segundo semestre.
Redação com Revista Fórum
◾ Mantenha-se Informado(a).
◾ Curta & Compartilhe 👁️🗨️