Por: Mariane Rodrigues e Rogério Costa
Além disso, o memorial conta com um espaço interativo, onde o público poderá conferir entrevistas, documentos, vídeos e demais arquivos.

“A gente tem muito orgulho de contribuir com esse legado que conta a história da advocacia, de toda a importância dessa classe para a construção da República, do Estado de Direito, da democracia e da luta pelos direitos humanos”, apontou o representante da entidade.
“Sem advogado não há justiça, sem justiça não há cidadania. […] Retornar à casa do advogado é retornar ao verdadeiro Estado de Direito, onde o cidadão tem seus direitos respeitados e a garantia da democracia e da liberdade. Por isso que estou muito feliz com a inauguração da Casa do Advogado, o seu memorial e muito mais feliz por retornar a Alagoas. Eu digo sempre: Alagoas, meu bem querer. É através de Alagoas que eu fiz a minha trajetória de vida”, reforçou o ministro alagoano.
O prefeito de Maceió, JHC, também esteve na solenidade de entrega do Memorial da Advocacia. Para ele, é necessário haver integração entre as instituições, incluindo investimentos públicos, para que sedes de entidades como a OAB não deixem o Centro de Maceió.

“Pelo contrário, que possam reabrir suas portas como fez a OAB seccional Alagoas. Gostaria de parabenizar todo o órgão diretivo por essa iniciativa de recuperar a memória da OAB, do Judiciário alagoano e, consequentemente, recuperar esse prédio histórico. Isso é fundamental para a gente restabelecer a força do nosso centro”, ressaltou o prefeito de Maceió.
“Ele fixa definitivamente uma galeria de todos os presidentes, para prestar justas homenagens a pessoas que se revelaram de comportamento satisfatório, de contribuição também à advocacia. Hoje, temos que caminhar juntos: a Justiça, a advocacia, o Ministério Público. Tudo isso faz parte do sistema de Justiça. Chegar aqui e participar desse evento é motivo de muita alegria”, pontuou o desembargador.
Quem também compareceu à solenidade foi o advogado Cacá Gouveia. O profissional considera a sede da OAB no Centro como um local que foi palco de lutas e desafios. Ele lembra que o prédio da instituição já abrigou a primeira faculdade de Direito.
“Aqui é história, aqui é vida. Tantos desafios, tantas lutas, a sociedade civil representada, inclusive em grandes momentos de tensão, de modificação, e a OAB marcando não só presença, como tendo esse marco referencial daquilo que ela mais representa: o interesse público”, afirmou Gouveia.
Fonte: Gazeta web
✨ Mantenha-se Informado(a) !
✨ Curta & Compartilhe 👁️🗨️