O ator Wagner Moura declarou, em entrevista à BBC, que a política migratória de Donald Trump nos Estados Unidos é “fascista” e “racista”. Ele, que mora em Los Angeles há sete anos, relata que imigrantes convivem com o medo devido aos ataques de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês).
Moura ainda afirma que os Estados Unidos “deixou de ser uma democracia e passou a ser um país com tendências autoritárias evidentes”. “O que está acontecendo nos Estados Unidos é grave”, acrescentou o ator.
Estadunidenses têm inveja de brasileiros
Moura também falou sobre a inveja que os estadunidenses têm dos brasileiros diante da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Diferente dos EUA, que não conseguiu julgar Donald Trump e outros golpistas pela invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, o Brasil julgou e condenou aqueles que atentaram contra a democracia.
“Uma coisa que eu tenho certeza é que, tanto eu quanto o Kleber, estamos muito orgulhosos do momento pelo qual passa o Brasil, as instituições brasileiras, a democracia no Brasil”, afirmou o ator.
“A gente está hoje vendo as instituições funcionando [no Brasil], vendo um crime contra a democracia sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal, enquanto que nos festivais norte-americanos pelos quais o filme passou, a gente sentia uma certa tristeza dos americanos, quase uma inveja”, completou Moura.
O ator ainda afirmou que o Brasil se tornou um “exemplo de democracia para o mundo, sobretudo para os Estados Unidos”.
Redação com Revista Fórum
✨ Mantenha-se Informado(a) !
✨ Curta & Compartilhe 👁️🗨️