Anadia/AL

1 de novembro de 2025

Anadia/AL, 1 de novembro de 2025

Lula é ovacionado na posse do novo presidente do TST

Mandatário, que acabou de retornar dos EUA, foi efusivamente aplaudido na cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Vieira de Mello Filho - 06h03min

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 26 de setembro de 2025

B

Lula é ovacionado na posse do novo presidente do TST. Créditos: Ricardo Stuckert

PUBLICIDADE

Por Ivan Longo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos grandes destaques da cerimônia de posse do novo comando do Tribunal Superior do Trabalho (TST), realizada nesta quinta-feira (25), em Brasília. Recém-chegado de viagem oficial aos Estados Unidos, onde participou da Assembleia-Geral da ONU e fez um discurso histórico, Lula decidiu comparecer de última hora ao evento e foi recebido sob aplausos calorosos das autoridades presentes e do público que lotava o plenário.

A primeira grande manifestação de reconhecimento ocorreu logo na abertura, quando o então presidente do TST, Aloysio Corrêa da Veiga, anunciou a presença de Lula. Nesse momento, o auditório se levantou em uma salva de palmas que interrompeu a fala do magistrado e tomou conta do plenário.

Discurso alinhado com Lula

O entusiasmo se repetiu durante o discurso do novo presidente da Corte, ministro Vieira de Mello Filho, que fez questão de citar o petista. Ao lembrar a fala de Lula na Assembleia Geral da ONU, classificou-a como “histórica” e reforçou: “A nossa luta, presidente, é a mesma: a única guerra possível é contra a pobreza e a miséria.”

O gesto arrancou novamente aplausos dirigidos ao chefe do Executivo.

Mello Filho assumiu o comando do TST para o biênio 2025-2027 ao lado do vice-presidente Caputo Bastos e do corregedor-geral José Roberto Pimenta. Em seu discurso de posse, apresentou uma agenda voltada para a defesa da democracia, a dignidade do trabalho e a proteção social. “Vim para oferecer voz e ação, me mantendo vinculado ao dever de justiça, à Constituição e ao Direito”, afirmou.

PUBLICIDADE

Compromissos e defesa da Justiça do Trabalho

Entre os compromissos anunciados, destacou a atenção ao assédio eleitoral, com a promessa de lançar uma campanha conjunta com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). Também ressaltou a necessidade de ampliar o acesso à Justiça em regiões como a Amazônia, por meio de ações itinerantes e de inclusão digital.

Mello Filho fez ainda uma defesa firme da função da Justiça do Trabalho diante das desigualdades nas relações de emprego. “Quando há assimetria entre as partes, a liberdade do mais forte pode facilmente aniquilar a do mais fraco. Não deveríamos ser artífices da retirada dos direitos daqueles que mais precisam deles”, pontuou.

O novo presidente do TST também se solidarizou com o Supremo Tribunal Federal (STF) e reafirmou a independência do Judiciário. “Ninguém calará o Judiciário, o Supremo Tribunal Federal e a Justiça do nosso país”, disse.

Estiveram presentes à solenidade o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara, Hugo Motta, os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, além de ministros do governo, como Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça), Jorge Messias (AGU) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais). O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também participou.

A cerimônia marcou a despedida de Aloysio Corrêa da Veiga, que deixa a presidência do TST ao se aposentar por idade. Coube a ele abrir a solenidade e relembrar seus 44 anos de carreira na magistratura trabalhista.

Redação com Revista Fórum

✨ Mantenha-se Informado(a).
✨ Curta & Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens

plugins premium WordPress