Durante a abordagem a um veículo, agentes da PRF solicitaram que o compartimento de carga fosse aberto para fiscalização. Foi constatado que o pescado, da espécie tilápia, estava acondicionado em bandejas com quantidades insuficientes de gelo, e que no interior do baú não havia sistema de refrigeração, nem isolamento térmico das paredes, havendo exposição direta do peixe.

O proprietário declarou que a carga era proveniente de uma fazenda que não sabia o nome, e não apresentou a documentação para a licença de comércio. O transporte irregular do pescado havia se iniciado em Jatobá, em Pernambuco, com destino a comercialização na feira livre de Santana do Ipanema, em Alagoas.

Ainda durante a inspeção, foi encontrado um galão de 20 litros de óleo diesel no interior do compartimento de carga em contato com o pescado, agravando a irregularidade e contaminação do produto.

Em virtude da situação, os agentes acionaram a Vigilância Sanitária Municipal e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), que realizaram a vistoria no local e constataram que a carga apresentava condições inadequadas para consumo, em desacordo com as normas sanitárias vigentes.

Diante do exposto, a carga foi descartada no aterro sanitário de Olivença/AL, e os agentes deram voz de prisão encaminhando os envolvidos e o veículo apreendidos à Delegacia de Polícia Civil de Santana do Ipanema/AL para adoção das medidas legais cabíveis.

Redação com Cada Minuto