A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas começa nesta sexta-feira, 31 de outubro, e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está com uma programação diversificada para apresentar aos visitantes as ações de educação, ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas nos 16 campi da instituição. Cerca de 50 atividades serão realizadas no estande do Ifal, durante os dez dias do evento, no Centro de Convenções de Maceió. Entre elas, o lançamento de 22 livros da comunidade acadêmica no formato impresso, provenientes do primeiro edital para publicação de obras da instituição.
As atividades foram propostas voluntariamente pela comunidade acadêmica. Na noite desta sexta-feira, 31 de outubro, a primeira ação aberta ao público contará com oficinas para crianças e lançamento de livros. A programação do estande também terá show de química, roda de capoeira, exposição de produtos educacionais, mostra de poesias, sarau, palestras, entre outras ações.
“É uma socialização com a comunidade. Às vezes a gente fala muito para os nossos pares e a Bienal é uma oportunidade de falar para a sociedade, de mostrar, de dar acesso não só às publicações, mas ao que as pessoas têm feito”, explica o professor Otávio Monteiro, coordenador de Apoio à Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI).
O público também terá acesso a projetos apresentados na VII Feira de Ciências Ambientais do Campus Marechal Deodoro, oficina de fanzines e de fabricação de sabão. “Nós somos uma instituição de ensino que tem a maior oferta de cursos de ensino médio técnico integrado, então, o estande da Bienal será, de fato, bem diverso, contando também com as atividades desenvolvidas pela pós-graduação, uma mostra das graduações e atividades do Proeja [Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos]”, concluiu o professor Otávio.
Outra atividade no estande é o II Encontro de Comunicação do Ifal na Bienal, que será realizado na próxima quinta-feira, 6 de novembro, às 19h, pelo Departamento de Comunicação e Eventos. “Vamos aproveitar o momento para refletir sobre a comunicação pública institucional, celebrar nossos avanços e pensar estratégias para desafios futuros”, destacou a chefe do departamento, a professora Adriana Thiara de Oliveira, acrescentando que, durante o evento, também será feito o lançamento do Manual de Mídias e do Guia de Cursos da instituição.
Lançamento de livros
Na sexta-feira, 7 de novembro, das 18h às 21h, na Sala Ipioca, no primeiro andar do Centro de Convenções, o Ifal fará o lançamento coletivo das 22 obras provenientes do edital nº 04/2025. O edital selecionou obras científicas, técnicas e culturais para publicação em formato impresso, com o objetivo de fomentar a produção e divulgação científica, técnica e cultural produzida pela comunidade acadêmica.
“Tem uma obra específica que os autores pegaram os materiais produzidos durante um evento e transformaram em um livro. Cada capítulo foi escrito por servidores e alunos que participaram do projeto. Só essa obra tem dezenas de autores”, destacou o professor Eugênio Bastos da Costa, diretor de Pesquisa e Inovação da PRPPI.
Um pouco antes, das 17h às 18h, também no dia 7 de novembro, no estande do Ifal, será feito o lançamento da Revista de Extensão do Ifal, ExtIfal, na Bienal do Livro. A publicação, que divulga experiências e reflexões acadêmicas relacionadas à extensão, está disponível de forma on-line e retorna à comunidade acadêmica após dez anos de pausa.
Atividades fora do estande
A comunidade acadêmica do Ifal também participará de atividades que ocorrerão fora do estande da instituição. No último dia do evento, no domingo, 9 de novembro, das 19h às 21h, na Sala Ponta Verde, que fica no primeiro andar do Centro de Convenções, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal) realizará o lançamento coletivo de autores da comunidade acadêmica. A iniciativa pretende valorizar e divulgar a produção literária e acadêmica da categoria.
Outros autores do Ifal lançarão livros na Praça de Autógrafos Dandara, como a autora Edileuza Lima Ferraz, servidora do Campus Maceió. Edileuza, que já é autora de outras obras, lançará um romance de época sonhado e escrito por ela e pela filha. O lançamento está marcado para o dia 9 de novembro, das 13h às 15h, na Praça de Autógrafos Dandara.
Chamada para quem vai participar de eventos externos ao estande do Ifal: Integrantes da comunidade acadêmica do Ifal que forem lançar livros ou participar de outras atividades programadas para ocorrer fora do estande do Ifal estão convidados a enviar as informações para o e-mail apoio.pesquisa@ifal.edu.br, para que a atividade possa ser registrada pela equipe da PRPPI e prestigiada pela comunidade acadêmica.
Redação com www2.Ifal.edu

















