
Por: Lucas Leite com Ragi Torres
A Polícia Civil de Alagoas está investigando o caso. A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) nega as agressões e afirma que irá prestar apoio à família (confira a nota ao final do texto).
“Eu vi que o olho dele estava muito inchado e questionei a profissional de apoio dele. Ela disse que ele caiu, com a barriga no chão, com a cabeça e bateu de testa na parede. Não aceitei aquela fala, mas vim para casa. Eu mostrei para o pai dele, mostrei as imagens e decidimos que no outro dia íamos voltar para escola para investigar”, comentou a Fernanda Castelo.
A mãe, o pai, o diretor e a profissional de apoio da CMEI se reuniram. Os funcionários da creche sustentaram a versão e o diretor foi bem claro e disse “mãe, criança cai”.
O pai de Valentim questionou o fato do menino ter batido a testa e não apresentar galos, apenas o hematoma no olho. “Quando voltamos para casa e eu fui olhar o corpo do meu filho, vi que ele também tinha hematomas no braço”, lamentou Fernanda.
Após isso, a família decidiu pedir as imagens das câmeras de monitoramento do CMEI Graciliano Ramos, e foi informada que a solicitação seria feita junto à Secretaria Municipal de Educação de Maceió. O Conselho Tutelar também foi acionado para prestar apoio.
“Na quinta-feira o meu filho apresentou crises de epilepsia, de espasmos e eu levei ele na emergência da UPA [Unidade Pronto Atendimento] da Santa Lúcia. O médico me questionou sobre o hematoma e eu acionei o Conselho Tutelar. Foi aí que eu parei de receber respostas do Conselho”, disse Fernanda Castelo.
A partir daí, a família procurou o Conselho Tutelar de outra região, a do Benedito Bentes, e foi orientada a realizar um Boletim de Ocorrência (B.O) na Polícia Civil. O advogado dos pais de Valentim se reuniram com representantes da creche e tiveram acessos a algumas imagens do local.
“Recebemos uma imagem, cortada, onde meu filho cai. A profissional chega lentamente até ele e se abaixa para pegá-lo, não temos mais imagens. A imagem é cortada. Onde o meu filho caiu, não existe a famosa parede onde ele bateu a testa”, contou a mãe.
Ela relembrou também que, durante dois meses, ficou de auxiliar do filho na creche e que conhece bem o local. Além das imagens, a defesa da família também pediu para que um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) seja instaurado.
“Eu quero uma resposta e uma justiça pelo meu filho. Meu filho não fala, eu preciso saber o que aconteceu ccom meu filho naquela manhã”, desabafou Fernanda Castelo.
Nota
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED) informa que, na terça-feira (11), um menino de 5 anos, com TEA, se machucou após levar uma queda no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Graciliano Ramos, onde é matriculado.
A criança tropeçou e caiu no pátio da unidade, sendo imediatamente socorrida pela Profissional de Apoio Escolar (PAE) que o acompanhava.
A queda acidental foi registrada pelas câmeras de videomonitoramento do CMEI, e as imagens estão em posse da SEMED.
Reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar de toda a comunidade escolar, a Secretaria lamenta o ocorrido, está à disposição para quaisquer esclarecimentos e segue prestando assistência à família da criança.
ABN C/ Gazeta web

📚 Lançamento do número 03 da Revista da Academia Anadiense de Letras e Artes.
















