Por Marcelo Hailer
O general e ex-ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira, foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (25). Augusto Heleno também foi detido. Ambos foram encaminhados para o Comando Militar do Planalto.
Paulo Sérgio Nogueira foi ministro da Defesa durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e atuou na trama golpista. Julgado, ele foi condenado pelo STF a 19 anos de prisão, que começa a cumprir nesta terça-feira.
As prisões de Paulo Sérgio Nogueira e Augusto Heleno ocorrem após o Supremo Tribunal Federal declarar o trânsito em julgado no caso da trama golpista. Ou seja, a Corte entendeu que não cabiam mais recursos e determinou o início da execução das penas.
STF condena Paulo Sérgio Nogueira a 19 anos de prisão por trama golpista
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fixou pena de 19 anos de prisão para o general da reserva Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa do governo Jair Bolsonaro. Ele foi condenado por envolvimento na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023. Regime inicialmente fechado.
O voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, foi acompanhado pelos demais membros da turma, com exceção de Luiz Fux, que havia votado pela absolvição.
Com a soma das condenações, a pena final ficou em 19 anos de prisão, sendo 17 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado , mais 2 anos e 1 mês de detenção. O projeto inclui ainda 84 dias-multa, todos fixados no valor de um salário mínimo cada.
Paulo Sérgio Nogueira comandou o Ministério da Defesa entre 2021 e 2022 e foi apontado pelo STF como peça relevante na articulação que resultou na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
ABN C/ Revista Fórum
















