Neste sábado, o mundo do futebol conhecerá o primeiro brasileiro tetracampeão da Copa Libertadores. Palmeiras e Flamengo medem forças em jogo único da final, que acontece no Estádio Monumental U, em Lima (PER). A bola rola a partir das 18 horas (de Brasília).
Palmeiras x Flamengo: onde assistir ao vivo?
- TV: TV Globo e ESPN
- Streaming: Disney+
- Youtube: getv
- O torcedor também pode acompanhar os lances da decisão, em tempo real, aqui no site da Gazeta Esportiva
Como chega o Palmeiras para o confronto?
O Palmeiras chega para a final da Libertadores enquanto passa por um momento de instabilidade, com a pior sequência da temporada. A equipe de Abel Ferreira vem de cinco jogos sem vencer, com dois empates e três derrotas, sendo a última delas de virada por 3 a 2 diante do Grêmio.
Nesse período, o Verdão viveu um período de jejum de gols e marcou apenas três. O atacante Flaco López, artilheiro da temporada, está há nove jogos sem marcar. A sequência ruim fez o Verdão sair da liderança e se afastar do título do Brasileiro. No momento, a equipe ocupa a vice-liderança do nacional, com 70 pontos.
Como chega o Flamengo para o confronto?
O Flamengo, por sua vez, vive um cenário diferente e tem três vitórias, um empate e uma derrota nos últimos cinco jogos. A equipe comandada por Filipe Luís, por pouco, não confirmou a conquista do Brasileirão antes da decisão continental. Na última rodada, precisava vencer, mas apenas empatou com o Atlético-MG.
Com isso, o Rubro-Negro tem uma vantagem de quatro pontos na liderança do Campeonato Brasileiro. Com 74 e a dois jogos do fim, está a apenas uma vitória de conquistar a taça.
As campanhas na Libertadores
Palmeiras
Entre os finalistas, o Palmeiras tem a melhor campanha da Libertadores. Em 12 jogos, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira somou dez vitórias, sofreu um empate e uma derrota. Além disso, marcou 30 gols e sofreu apenas nove.
O único revés do Verdão no torneio foi justamente no jogo de ida da semifinal, quando foi derrotado por 3 a 0 pela LDU. No jogo de volta, a equipe alviverde aplicou uma goleada por 4 a 0 e protagonizou uma virada épica no Allianz Parque.
Flamengo
O Flamengo, por sua vez, tem uma campanha com sete vitórias, três empates e duas derrotas. Além disso, marcou 12 gols e sofreu nove. Na semifinal, a equipe carioca eliminou o Racing, com uma vitória por 1 a 0 em casa e um empate sem gols na Argentina.
Estatísticas
Palmeiras na temporada
- 73 jogos
- 43 vitórias
- 16 empates
- 14 derrotas
- 125 gols marcados e 59 gols sofridos
- Artilheiro: Flaco López, com 23 gols marcados
Flamengo na temporada
- 72 jogos
- 45 vitórias
- 16 empates
- 11 derrotas
- 133 gols marcados e 46 gols sofridos
- Artilheiro: Arrascaeta, com 23 marcados
Palmeiras x Flamengo: histórico do confronto
O histórico do confronto entre as equipes mostram um equilíbrio muito grande. Os números registrados pela plataforma Ogol, especializada em estatísticas, apontam para 113 embates no total, com 40 vitórias do Palmeiras contra 39 vitórias a favor do Flamengo, além de 34 empates.
No retrospecto mais recente, este equilíbrio também permanece. Nos últimos dez encontros entre as equipes, o Flamengo somou quatro vitórias, enquanto o Palmeiras conquistou dois triunfos. O clássico nacional ainda reservou outros quatro empates.
O último embate entre Flamengo e Palmeiras terminou com vitória rubro-negra. O time carioca bateu o Alviverde no Maracanã, por 3 a 2, pela 29ª rodada do Brasileirão.
Palmeiras x Flamengo em decisões
Palmeiras e Flamengo disputam uma final de campeonato pela quinta vez na história. Os rubro-negros venceram as duas primeiras (Copa Mercosul 1999 e Supercopa do Brasil 2021) e os alviverdes venceram as duas mais recentes (Libertadores 2021 e Supercopa do Brasil 2023).
Somando torneios amistosos, são mais duas conquistas para o Verdão (Taça dos Campeões RJ-SP 1942 e Taça Maria Quitéria 1997) e uma para o Rubro-Negro (Torneio Leonino Caiado 1975), além de um título dividido (empate na Taça dos Campeões RJ-SP 1944).
Prováveis escalações
Para a partida, o técnico Abel Ferreira não deve ter grandes dores de cabeça. O treinador indicou, durante a semana qual deve ser o time titular. Os prováveis 11 titulares se juntaram à delegação em Porto Alegre horas antes do jogo contra o Grêmio, na terça-feira.
Deles, apenas Andreas Pereira, Allan e Piquerez ficaram no banco de reservas e, apenas o último não ganhou minutos. A tendência é que os três sejam titulares. Do meio para a frente, ainda há a dúvida, com a possibilidade das entradas de Felipe Anderson ou Ramón Sosa.
O Verdão segue sem poder contar com Lucas Evangelista (cirurgia na coxa direita) e Paulinho (cirurgia na perna direita). Weverton, em recuperação de fissura na mão direita, é dúvida. O trio viajou a Lima com o restante da delegação, mas não fica à disposição do treinador.
Do lado do Flamengo, o técnico Filipe Luís tem algumas dúvidas. O zagueiro Léo Ortiz, que se recuperou de um estiramento no tornozelo direito, foi liberado pelo DM e pode voltar a jogar. Caso não seja titular, Danilo começa jogando.
No ataque, sem Pedro, que se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda, o técnico também ainda tem uma indefinição. Gonzalo Plata, que foi expulso no empate sem gols com o Racing, na volta da semifinal, está suspenso. Samuel Lino, Everton Cebolinha e Luiz Araújo disputam a última vaga no time.
🟢⚪ Provável escalação do Palmeiras 🟢⚪
Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque.
Técnico: Abel Ferreira
🔴⚫ Provável escalação do Flamengo 🔴⚫
Rossi; Varela, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Bruno Henrique e Samu Lino (Luiz Araújo).
Técnico: Filipe Luís
Arbitragem de Palmeiras x Flamengo
- Árbitro: Darío Herrera (ARG)
- Assistentes: Cristian Gonzalo Navarro (ARG) e Jose Miguel Savorani (ARG)
- VAR: Héctor Palleta (ARG)
Ficha técnica
🟢⚪Palmeiras x Flamengo🔴⚫
🏆 Competição: Copa Libertadores (Final)
🏟️ Local: Estádio Monumental U, em Lima (PER)
📅 Data: 29 de novembro de 2025 (sábado)
⏰ Horário: às 18 horas (de Brasília)
Fonte: Gazeta Esportiva

















