Por: Emanuelle Vanderlei
“Não podemos aceitar que Maceió se transforme numa cidade refém de empréstimos bilionários. Depois dos bilhões que a Braskem repassou, é fundamental que a população saiba para onde está indo cada centavo. Infelizmente, o que vemos é um governo que prefere empurrar para o futuro uma conta que pode comprometer gerações”, disse Palmeira à época.
Apesar do ruído, a gestão dialogou com a base governista e aprovou os dois empréstimos em seguida com tranquilidade, tendo apenas três votos contrários. A vereadora Olívia Tenório (PP), presidente da Comissão de Justiça, foi favorável à autorização alegando que houve reuniões com a Secretaria da Fazenda e com a Comissão de Orçamento da Câmara para avaliar a capacidade de endividamento da prefeitura. “A taxa de endividamento atual é de 18,56%, abaixo do limite constitucional de 120%”, lembrou.
O anúncio do NBD feito essa semana confirma as informações do projeto enviado à Câmara de que o projeto financiará a construção de um sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT), uma solução de transporte público de alta capacidade, ao longo do principal corredor de transporte da cidade. “Espera-se que o sistema BRT melhore a mobilidade urbana, promova o transporte público inclusivo e fomente o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Maceió, abordando suas crescentes limitações de mobilidade e as necessidades urbanas em evolução”.
A transação é garantida pela República Federativa do Brasil, para o Programa de Integração, Desenvolvimento Social e Sustentável de Maceió. O Projeto contribuirá principalmente para a realização dos ODS da ONU #11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), #9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e #13 (Ação Climática).
De acordo com informações da Prefeitura de Maceió, publicadas em seu portal institucional (maceio.al.gov.br), em maio deste ano, um dos investimentos do Município é no sistema BRT, sigla para Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em português). Com investimento de aproximadamente R$2 bilhões, serão 28 km de faixa exclusiva para os BRTs no principal corredor de transportes da Capital, formado pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima.
O sistema deve contar com nove linhas, saindo do Terminal de Integração do BRT – Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira, além de 63 linhas alimentadoras, com saídas programadas para todos os bairros da cidade.
Ainda em fase de planejamento, o BRT vai permitir que o passageiro saia do Eustáquio Gomes e chegue à Praça do Centenário, no Farol, em aproximadamente meia hora, economia de 50m por uma viagem, que hoje leva cerca de 1h30m em horário de pico.
Com Tribuna Hoje

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