Por Tribuna Independente
O CRB trabalha no CT Presidente Marcos Barbosa desde o dia 26 de dezembro e não disputou amistosos nesse período. O Galo estreia no estadual neste sábado contra o CSE, às 16h, no Rei Pelé. O técnico Eduardo Barroca tem uma base formada da Série B de 2025. Ele disse que a maior dificuldade nesse início de ano é disputar o Alagoano com menos treino que os adversários.
“A gente tem um desafio muito grande de se preparar da melhor forma possível, minimizando os riscos, porque, obviamente, a gente está começando essa nossa preparação depois dos nossos concorrentes da nossa primeira competição. Mas, como a gente planejou muito a nossa primeira fase de transição e como a gente tem um grupo de trabalho muito competente e envolvido, eu não tenho a menor dúvida de que a gente vai fazer bem essa fase de preparação”, explicou.
Barroca avisou também que não teve baixas nos treinos. “Faltam, na verdade, três dias para a gente terminar a fase, e a gente está passando por ela de uma maneira muito boa, um nível de excelência muito bom, todos os jogadores à disposição, trabalhando em um nível alto, o que vai ser muito importante para a nossa temporada. O terceiro ponto, ou a terceira etapa, desse planejamento de 2026, começa no dia 10, no próximo sábado, e ele vai até o mês de março, onde a gente tem a primeira competição se encerrando num período muito curto, muitos jogos num período muito curto. Concomitantemente a isso, a gente tem o fechamento da primeira janela”.
VIAGEM
O presidente do CRB, Mário Marroquim, estará na comitiva de dirigentes das Séries A e B e federações estaduais que vai à Europa nos próximos 10 dias para participar de um estudo da CBF e se aprofundar em como são regidas as principais ligas do mundo. O grupo terá agenda nas três principais ligas do mundo. Os representantes e o presidente da CBF, Samir Xaud, visitarão a Espanha, Inglaterra e Alemanha para entender os modelos de gestão e funcionamento de La Liga, Premier League e Bundesliga, respectivamente. As visitas preveem reuniões e apresentações sobre o funcionamento das ligas.
A jornada dos brasileiros em solo europeu prevê estadia de 7 e 10 de janeiro em Londres, de 11 a 13 em Frankfurt e de 14 a 16 em Madrid. No dia 15, por exemplo, está marcada a visita à sede da La Liga.
“Faremos esta imersão para debater e trocar ideias sobre arbitragem e fair play financeiro com as principais ligas e federações do mundo e teremos a participação ativa de clubes e federações para que tenhamos uma construção coletiva visando à evolução permanente do futebol brasileiro”, disse Xaud.
A ideia visa esmiuçar a estrutura da arbitragem e o sistema do fair play financeiro de cada país, dois temas sensíveis e que ganham atenção para a evolução das competições no Brasil. Ocorrerão visitas técnicas e encontros com executivos de clubes, instituições e empresas nos países.
A CBF divulgou no fim de novembro as regras para implementar um sistema de Fair Play Financeiro a partir deste ano no futebol brasileiro. Além disso, a entidade também havia criado um grupo de discussão dos clubes para debater e apresentar propostas para melhorias na arbitragem do país.
Tribuna Hoje

















