De acordo com a nota publicada nas redes sociais, a confirmação do diagnóstico mobilizou imediatamente as equipes de saúde. A prefeitura informou ainda que todas as medidas de vigilância, prevenção, proteção e monitoramento estão sendo adotadas, seguindo rigorosamente os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O paciente havia viajado nos últimos dias e começou a apresentar sintomas fora da cidade. Ao retornar para União dos Palmares, procurou atendimento médico, quando o caso foi identificado.

Ainda segundo a nota, a secretária municipal de Saúde explicou que pessoas que tiveram contato próximo com o paciente — como familiares que residem na mesma casa ou indivíduos que tiveram contato direto com secreções respiratórias — estão sendo orientadas a fazer uso da quimioprofilaxia, medicação preventiva indicada nesses casos.

Atenção aos sinais e à imunização

A meningite do tipo B é provocada pela bactéria Neisseria meningitidis, pertencente ao sorogrupo B, e é classificada como uma doença grave devido à sua progressão acelerada e ao potencial risco de óbito, principalmente quando o diagnóstico e o tratamento não ocorrem de forma precoce.

Diante disso, a Secretaria de Saúde destaca a importância da adoção de cuidados básicos de higiene, da atenção aos sinais e sintomas da enfermidade, da atualização do esquema vacinal e do cumprimento das orientações da vigilância epidemiológica.

A rede pública de saúde oferece gratuitamente as vacinas Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Pentavalente, Pneumocócica 10-valente e BCG.

ABN C/ Gazeta web