Uma quadrilha que vinha acessando, de forma indevida, os sistemas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) foi alvo de uma operação conjunta da 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte) com a Polícia Civil do Piauí nesta quarta-feira (28/1).
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Planaltina (DF), Planaltina (GO), Valparaíso (GO) e Água Branca (PI).
As investigações começaram há cerca de um ano, após uma pessoa perceber que seu veículo havia sido transferido de forma fraudulenta.
Ao procurar o Detran, foi constatado, em uma apuração interna, que cerca de 300 transações irregulares haviam sido realizadas usando a matrícula de uma servidora, inclusive em seus horários de folga.
A própria servidora procurou a delegacia, dando início a uma investigação conjunta com o Detran que identificou acessos externos irregulares ao sistema para a transferência indevida de veículos.
As apurações apontaram três autores responsáveis pelo cadastro irregular de processos de transferência de veículos, sem documentação ou com documentação adulterada, e pela posterior aprovação fraudulenta por meio de acesso externo ao sistema.
Entre eles, dois já haviam trabalhado no Detran como despachantes.
As investigações continuam para identificar todos os integrantes do grupo, que responderão pelos crimes de invasão de dispositivo informático, estelionato e organização criminosa.
Em nota, o Detran-DF disse que acompanha a operação e “esclarece que os fatos investigados se referem ao uso indevido e fraudulento da credencial de acesso de uma servidora, obtida de forma criminosa por terceiros, para a realização irregular de transferências de veículos”.
O órgão disse, ainda, que ao identificar as irregularidades, disponibilizou todas a informações técnicas necessária à PCDF.
“Nos últimos nove meses temos intensificado as ações no nosso sistema de defesa e trabalhando em conjunto com a Polícia Civil para poder suprir e identificar os padrões anômalos e acessos suspeitos. Toda anomalia é reportada à PCDF”, disse o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, segundo o comunicado.
“Atualmente, o Detran-DF passa por uma reestruturação de todos os sistemas, inclusive estamos preparando a tokenização para garantir ainda mais segurança”, destacou.
* Metrópoles

















