Por: Lucas Borges Teixeira
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, confirmou Miriam Belchior como sua substituta na pasta. Ele deixará o governo em março para concorrer ao Senado pela Bahia nas eleições de outubro.
A escolha já era esperada e foi anunciada por Rui em um entrevista a uma rádio baiana. “A prioridade do presidente é que [as indicações] sejam de quem já está na equipe, para não haver descontinuidade nas ações de governo”, afirmou o ministro.
Este é um movimento coordenado do governo. Como o Uol mostrou em agosto, mais da metade do governo Lula (PT) deverá sair até 31 de março, data final para descompatibilização, para concorrer nas eleições deste ano.
Na Fazenda, ocorrerá movimento semelhante. O secretário-executivo Dario Durigan deverá substituir o ministro Fernando Haddad. Nas Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann dará lugar a Olavo Noleto, coordenador do Conselhão.
Historicamente, em ano de eleições, é mais difícil preencher vagas nos ministérios. A maioria dos possíveis sucessores deve concorrer a cargos e, além disso, poucos nomes de maior relevância se interessam em ocupar vagas que devem durar poucos meses, mesmo que Lula seja reeleito.
Rui sairá candidato ao Senado. Governador da Bahia por oito anos, ele abriu mão da vaga em 2022 por causa do xadrez local: não só quis garantir a aliança com o PSD, dando apoio a Otto Alencar, eleito, como alçou o então secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), como seu sucessor no estado. Se Rui tivesse deixado o cargo de governador, o vice, João Leão (PP), ficaria com a máquina e se tornaria candidato natural à reeleição.
Na Bahia, o PT deverá fazer uma chapa puro sangue. Além da candidatura à reeleição de Jerônimo, Rui se juntará ao senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, para uma dobradinha petista no estado.
O prazo de descompatibilização é 31 de março. Pela lei, qualquer ocupante de cargo público tem de deixar a função se quiser tentar outra cadeira. Em caso de campanha à reeleição, como é o caso de Lula, a saída não é necessária.
ABN C/ Uol

















