O MDB lançou, nesta segunda-feira (1º), a pré-candidatura do médico, deputado estadual e ex-vice-governador José Wanderley ao Senado Federal. O ato ocorreu na sede estadual do partido, no bairro de Mangabeiras, em Maceió, com a presença do governador Paulo Dantas, do senador Renan Calheiros, do senador e pré-candidato ao Governo de Alagoas Renan Filho, além de deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas.
Com a definição, o MDB passa a apresentar dois nomes para a disputa ao Senado em 2026. Além de José Wanderley, o partido já tem o senador Renan Calheiros como pré-candidato à reeleição.
“É com muita honra que nós vamos percorrer Alagoas ao lado do doutor Wanderley, que todos nós conhecemos e que os alagoanos conhecem muito bem. O doutor Wanderley reúne todos os pré-requisitos para nos representar muito bem lá no Senado Federal”, afirmou.
O governador destacou a trajetória de Wanderley na medicina e na vida pública.
“É um homem de espírito público elevado, que defende a democracia, defende as instituições, tem equilíbrio, é centrado, tem capacidade para ouvir as pessoas, é um profissional de extrema qualificação, já salvou muitas vidas aqui em Alagoas, foi vice-governador, governador e deputado estadual”, declarou.
Paulo Dantas também afirmou que o MDB vai defender uma campanha conjunta para o Senado.
“Nós vamos percorrer os 102 municípios do estado de Alagoas para defender a pré-candidatura do doutor Wanderley para o Senado Federal. O nosso primeiro voto já é público, que é o senador Renan Calheiros, nosso líder, nosso presidente do MDB”, disse.
Renan Filho também destacou a composição da chapa ao Senado e afirmou que a presença de Wanderley fortalece o projeto do MDB para 2026.
“Com certeza, nós agora apresentamos uma chapa completa com o senador Renan Calheiros e com o doutor Wanderley como nomes apresentados para o Senado Federal”, afirmou.
Segundo Renan Filho, o Senado tem papel estratégico na defesa dos interesses de Alagoas em Brasília.
“O Senado Federal é muito importante para auxiliar a administração local em Alagoas, porque o Paulo sabe, e eu sei também, da importância dos investimentos federais no nosso estado para a promoção do próprio desenvolvimento”, declarou.
O pré-candidato ao Governo de Alagoas também afirmou que a escolha de Wanderley amplia a capacidade política do grupo.
“Essa é uma chapa de peso, que tem projeto e tem proposta para Alagoas, que tem credibilidade, porque já fez, que tem experiência, que tem densidade política”, disse.
Presidente estadual do MDB, Renan Calheiros classificou a pré-candidatura de José Wanderley como uma escolha consensual dentro do partido.
“A candidatura do doutor Wanderley é fundamental pelo quadro que é o Wanderley. É um dos melhores quadros do nosso partido em Alagoas. É um dos melhores cardiologistas do Brasil. Foi vice-governador, foi governador. É um nome consensual que agrega a todo o partido”, afirmou.
Renan Calheiros também disse que o MDB tem condições de disputar as duas vagas ao Senado.
“Se há um estado em que um partido tem condições de trabalhar para eleger dois senadores, é em Alagoas. O nosso partido é muito grande aqui no estado. Nós vamos fazer uma campanha casada, juntos, conversando com as pessoas”, declarou.
Segundo o senador, Wanderley inicia a pré-campanha com apoio de prefeitos, deputados estaduais, deputados federais e senadores do partido.
“A candidatura do Wanderley já larga com dois dígitos, 24, 25 prefeitos apoiando de largada, o governador do estado, pelo menos dez deputados estaduais, quatro deputados federais e três senadores”, afirmou.
José Wanderley afirmou que recebeu a indicação como uma nova missão pública.
“O MDB é o maior partido de Alagoas e não podia ter uma chapa incompleta. A decisão do partido foi que a gente teria que ter dois candidatos. Eu fui indicado e assumo isso, como sempre assumi as missões na minha vida, com dedicação, com cuidado e com firmeza em busca da vitória”, declarou.
Médico cardiologista, Wanderley relacionou sua trajetória na saúde à atuação política.
“A primeira missão que eu me dei na vida foi voltar para Maceió em 1978 e instalar aqui a cirurgia cardiovascular. Essa é mais uma missão. Estou acompanhado de gente muito qualificada no nosso partido”, afirmou.
O pré-candidato também disse que pretende somar ao projeto político do MDB.
“O MDB é um time. Não interessa quem vai fazer o gol, não interessa em que posição você vai jogar. O que interessa é que a gente faça o gol, e o gol é melhorar Alagoas”, declarou.
Wanderley afirmou ainda que sua atuação no Senado, caso seja eleito, seguirá a linha de trabalho desenvolvida ao longo da vida pública e profissional.
“Na política, com a mudança de uma legislação, com a sua ação, com uma intervenção em uma determinada área que tem problema, você ajuda milhares de pessoas. Esse é o sentido da gente estar aqui, da gente aceitar esse desafio”, disse.
A pré-candidatura de José Wanderley passa a integrar a estratégia do MDB para a disputa majoritária de 2026, ao lado da pré-candidatura de Renan Calheiros ao Senado e da pré-candidatura de Renan Filho ao Governo de Alagoas.
Redação com Gazeta web

















