Anadia/AL

6 de agosto de 2026

Anadia/AL, 6 de agosto de 2026

Janja pede que Discord seja bloqueado no Brasil

Plataforma permite comunicação em grupos por voz, texto e vídeo; pedido é feito após transmissão de suicídio de menina em live

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 6 de agosto de 2026

vv2

Foto: (Claudio Kbene/Agência Brasil)

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, pediu nesta 5ª feira (6.ago.2026) que o Discord seja bloqueado no Brasil. A afirmação se deu no no Palácio do Planalto durante a sanção do projeto de lei nº 3066/2025, que endurece as penas a crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

O Discord é uma rede social que permite a comunicação em grupos por voz, texto e vídeo.

O apelo de Janja foi feito após uma adolescente se suicidar em uma transmissão ao vivo na plataforma.

“Não posso aceitar uma menina de 13 anos se mutilar ao vivo na internet no Discord e morrer. Não consigo admitir um país desse. Esse não é um caso isolado, são muitos e muitos casos. A gente precisa atuar junto ao Judiciário para tirar essa rede horrorosa do ar”, declarou.

O Poder360 questionou a plataforma Discord sobre as falas de Janja, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. Este texto será atualizado assim que alguma manifestação for recebida.

Operações policiais

Por causa da morte da jovem, o Ministério de Justiça e Segurança Pública, com apoio do Ciberlab (Laboratório de Operações Cibernéticas) da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e das polícias civis de 8 Estados, deflagrou as operações Lívia e Rede Interrompida. O objetivo foi combater os grupos envolvidos com o incentivo à violência na internet.

O PL sancionado nesta 5ª feira (6.ago) amplia as hipóteses de infiltração policial no ambiente virtual e endurece as penas para crimes praticados por meios digitais contra crianças e adolescentes. O texto é de autoria do deputado Osmar Terra (MDB-RS).

A nova lei também aumenta as punições quando houver uso de IA (inteligência artificial), deepfakes, perfis falsos, promessa de vantagem ou aproveitamento de relação de confiança para aliciar vítimas.

Na sanção, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, afirmou que a lei coloca a legislação brasileira “entre as mais avançadas do mundo”. O texto:

criminaliza a criação de imagens realistas com rosto ou voz de menores por meio de IA;
pune o constrangimento de menores para obtenção de imagens íntimas: “É a lógica da extorsão por meio ilícito e a ameaça da distribuição da imagem”, afirmou o ministro;
permite a ronda virtual legalizada, uma varredura policial automatizada em ambientes digitais abertos;
possibilita a interrupção de transmissões de abuso em tempo real.
Segundo Wellington, o objetivo é “preservar o uso legítimo e a privacidade na internet”.

Assista:

Redação com Poder 360 

PUBLICIDADE

Galeria de Imagens