Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

“A Cavalhada” retorna a Penedo após 28 anos de última apresentação na cidade

(Feicusal) Feira de Intercâmbio Cultural do Sul Alagoano - 05:51

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 19 de junho de 2024

2CAVALHADA-APRESENTACOES-CULTURAIS-SANTANA-DO-MUNDAÚ-1

Apresentação acontecerá na Feicusal – Foto: Divulgação

A Feira de Intercâmbio Cultural do Sul Alagoano (Feicusal) acontecerá entre os dias 7 e 11 de agosto, gerando uma grande movimentação na Orla de Penedo. Diversas novidades para esta segunda edição já foram divulgadas, e a mais recente é que, após 28 anos, o folguedo “A Cavalhada” retorna à cidade ribeirinha.

De acordo com Sérgio Ricardo Nascimento, atual presidente da Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Estado de Alagoas (Falarte), a apresentação cultural é uma manifestação que procura reproduzir os torneios de cavaleiros realizados durante a Idade Média, nos quais estes procuravam exibir suas habilidades com lanças.

A corrida consiste em uma competição de cavalos com jogo de argolas, onde os cavaleiros e os adornos dos animais, todos nas cores azul e encarnado, precisam retirar com a lança uma argolinha pendurada em uma corda esticada de um lado a outro da pista.

Na Feicusal, artesãos de várias cidades de Alagoas estarão presentes no município ribeirinho, mostrando suas peças confeccionadas à mão, participando de oficinas e ainda cumprindo seus papéis sociais.

Redação com Aqui Acontece

Galeria de Imagens