Anadia/AL

21 de junho de 2024

Anadia/AL, 21 de junho de 2024

AL divulga aviso meteorológico para chuvas com intensidade a partir desta segunda-feira (05)

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 6 de maio de 2024

ala

Divulgação/Semarh

Um aviso meteorológico foi divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) para alertar sobre as condições atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo, que estão sendo monitorados pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN).

Receba as notícias do TNH1 em seu WhatsApp

Segundo o órgão, as rodadas mais recentes desses modelos indicam ocorrência de chuvas que podem gerar acumulados significativos na metade leste do Estado, em particular nas regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste a partir desta segunda-feira (06), e que podem se intensificar durante a terça-feira (07). Nas demais regiões, também há possibilidade de chuva neste período.

CONDIÇÕES SINÓTICAS

A atuação de cavados em baixos níveis da atmosfera favorece a formação de nebulosidade convectiva sobre a costa leste da Região Nordeste do Brasil. Com isso, há previsão de chuva de intensidade moderada em Alagoas.

“Atenção especial para as regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, onde a formação de áreas de instabilidade pode gerar acumulados de chuva mais expressivos a partir desta segunda-feira”.

RISCOS ASSOCIADOS

A ocorrência de chuvas de intensidade moderada pode gerar acumulados significativos sobre as regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste. Caso essa chuva se confirme, há possibilidade de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação em pequenos rios e riachos, bem como aumenta o risco para deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões ambientais, também há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

A SPDEN segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Caso haja intensificação das condições meteorológicas e/ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, será emitido alerta meteorológico ou hidrometeorológico.

Fonte: TNH1

Galeria de Imagens