Anadia/AL

22 de junho de 2024

Anadia/AL, 22 de junho de 2024

AL Tendências & Soluções debate a comunicação pública nas redes sociais

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 9 de fevereiro de 2024

Comunicação

Projeto tem intuito de oferecer aos profissionais de comunicação um espaço para ampla discussão de ideias por meio de encontros, conferências, seminários e treinamentos | Foto: Divulgação

Carlos Nealdo / Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) promove no dia 24 de fevereiro, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, mais uma edição do AL Tendências & Soluções, projeto que tem como objetivo oferecer aos profissionais da comunicação um espaço para ampla discussão de ideias por meio de encontros, conferências, seminários e treinamentos.

Nesta nova etapa, o projeto trará como tema “Comunicação Pública nas Redes Sociais”, e contará com a participação de Mariah Amaral, coordenadora de Redes Sociais do Governo de Alagoas, e Rafaela Ventura, mestre em Jornalismo Cultural pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

O AL Tendências & Soluções também contará com palestra de Lucas dos Santos Reis, doutor em comunicação e pesquisador associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).

Durante o evento, que ocorrerá no Salão Aqualtune, Mariah Amaral e Rafa Ventura apresentam o Manual de Comportamento nas Redes Sociais, que mostra como adotar estratégias eficientes de mídias digitais para a comunicação com o público. O manual estará disponível no site da Agência Alagoas.

A coordenadora de Redes Sociais do Governo de Alagoas ressalta que a importância das redes sociais na comunicação política reside na capacidade de estabelecer um diálogo direto e transparente com os cidadãos. “As plataformas oferecem um canal instantâneo para disseminar informações, políticas públicas e iniciativas, promovendo uma maior participação da população no processo democrático”, enfatiza.

Segundo Mariah Amaral, conteúdos institucionais bem elaborados podem não apenas informar, mas também inspirar a transformação social, incentivando a cidadania ativa e a colaboração em prol do bem comum. “A divulgação de ações governamentais, projetos sociais e eventos por meio das redes sociais cria pontes diretas entre o governo e a população. Isso não apenas mantém os cidadãos informados, mas também fortalece a confiança nas instituições públicas. A transparência e a prestação de contas tornam-se tangíveis, fortalecendo os laços entre governantes e governados”, pontua.

Para Rafaela Ventura, a comunicação digital tem um papel fundamental no estreitamento da relação da população com gestores e órgãos públicos. “Por meio das redes sociais, a população tem acesso à informação de credibilidade direto da fonte, a serviços importantes e, mais do que isso, à possibilidade de interagir, cobrar e opinar sobre a gestão da sua cidade, estado e país”, ressalta.

“Do lado de cá, da gestão, as redes sociais se tornaram um importante termômetro para colher feedbacks sobre as políticas públicas e ter a possibilidade de promover mudanças rápidas e objetivas”, completa.

As inscrições para o AL Tendências & Soluções – Comunicação Pública nas Redes Sociais são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

QUEM É QUEM

Lucas dos Santos Reis

Doutor em Comunicação, diretor de Assuntos Governamentais do IAB Brasil, fundador da Zygon Digital e pesquisador associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). É também professor da Miami Ad School, Sandbox Estratégia e do Cimatec. Foi escolhido uma das principais lideranças das Américas pelo governo dos Estados Unidos, e é palestrante de grandes eventos de tecnologia.

Mariah Amaral

Coordenadora de Mídias Sociais do Governo de Alagoas. Com atuação em comunicação pública, nas esferas estadual e municipais, Mariah tem experiência em campanhas eleitorais vitoriosas. Com pegada na neurociência e publicidade, gerencia planejamento de redes sociais e gestão de equipe.

Rafaela Ventura

Coordenadora de comunicação digital do Governador Paulo Dantas, Rafaela é jornalista especializada pela UERJ e aluna especial do Mestrado da UFAL. Baiana, já trabalhou em redações de grande veículos de Salvador como repórter e soma em seu currículo passagem pela FSB, maior empresa de comunicação corporativa da América Latina. Craque no planejamento e gestão de redes sociais, Rafaela possui larga experiência com marketing político..

Programação:

9h – Abertura – Salão Aqualtune;

9h30 – Mariah Amaral e Rafa Ventura apresentam o Manual de Comportamento nas Redes Sociais;

10h – Palestra com Lucas dos Santos Reis;

11h – Mesa redonda com mediação de Rafaela Ventura e Mariah Amaral;

12h – Encerramento.

Redação com Agência Alagoas

🇧🇷 Curta & Compartilhe ✨

Galeria de Imagens