Anadia/AL

13 de junho de 2024

Anadia/AL, 13 de junho de 2024

Alagoanos podem enfrentar chuvas com acumulados significativos nas próximas 48h

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 6 de junho de 2024

vttt

Foto: Reprodução

Um novo aviso meteorológico foi divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) com validade até o próximo sábado (8). A meteorologia prevê chuvas que podem gerar acumulados significativos na metade leste, incluindo Maceió, região metropolitana, Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste já a partir da noite de quinta-feira (6).

“A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo. As rodadas mais recentes desses modelos indicam ocorrência de chuvas que podem gerar acumulados significativos na metade leste do Estado de Alagoas”, destacou o informe que ainda trouxe a previsão de as chuvas se intensificarem durante a sexta-feira (7) e durarem até o sábado (8). Nas demais regiões, há possibilidade de chuva, mas sem risco associado.

CONDIÇÕES SINÓTICAS

A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera favorece a formação de nebulosidade convectiva sobre a costa leste da região Nordeste do Brasil. Com isso, há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas nas próximas 72 horas.

“Atenção especial para as regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos a partir da próxima noite”.

RISCOS ASSOCIADOS

A ocorrência de chuva de intensidade moderada pode gerar acumulados significativos que elevam o risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação de pequenos rios e riachos e aumenta o risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta.

“A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Caso haja intensificação das condições meteorológicas e/ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, será emitido alerta meteorológico ou hidrometeorológico”.

COMO ACOMPANHAR A PREVISÃO DO TEMPO?

O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo website da Semarh-AL. Clique aqui e confira como deve ficar o tempo. Já para saber dos níveis dos rios, você pode acessar este link.

Fonte: TNH1

Galeria de Imagens