Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Alagoas é o 2º estado do Nordeste com mais tremores de terra em 2024, aponta LabSis

Último tremor de terra registrado em Alagoas foi no dia 12 de junho em Arapiraca. - 16:59

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 20 de junho de 2024

vrrr

Reprodução/LabSis-UFRN

Dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) apontaram que Alagoas é o segundo estado do Nordeste com mais registros de tremores de terra em 2024.

O boletim de eventos registrados pelo LabSis foram apurados até o dia 12 de junho, entre casos com magnitude maior ou igual a 1.5 na escala Richter (mR), e inclui apenas uma unidade da federação da região Norte.

Segundo o LabSis, Alagoas teve 17 tremores de terra somente neste ano, ficando atrás apenas da Bahia, que teve 56 registros. Na sequência, aparecem Ceará (14); Pernambuco (6); Acre, Rio Grande do Norte e Sergipe (2); e Paraíba (1).

Crédito: Reprodução/LabSis-UFRN

O último registro no estado foi no dia 12 de junho, em Arapiraca. O sismo aconteceu às 12h, no horário de Brasília, e teve magnitude preliminar de 1.9 mR. No entanto, não houve relatos de moradores da região que tenham sentido ou escutado o tremor.

Anterior a este, foi registrado um no dia anterior (11), na mesma cidade, quando foi de magnitude 1.7 mR. Os municípios alagoanos com mais registros até então são Feira Grande, Arapiraca e Atalaia.

O gráfico detalha ainda que a maior parte dos casos contabilizados pelo LabSis foi no mês de fevereiro (31), seguido por janeiro (28). Por outro lado, o período em que houve menos ocorrências foi em março (12).

Crédito: Reprodução/LabSis-UFRN

Fonte: TNH1

Galeria de Imagens