Anadia/AL

31 de julho de 2025

Anadia/AL, 31 de julho de 2025

Alagoas inaugura Observatório da RIEH com presença de autoridades nacionais e estaduais

Equipamento marca novo momento na inovação educacional e reforça papel estratégico do estado na recomposição das aprendizagens

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 31 de julho de 2025

gçp

Errol Flinn / Ascom Vice-governadoria

O Observatório da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH) em Alagoas, uma das principais entregas do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, foi inaugurado nesta quarta-feira (30), em Maceió.

A solenidade contou com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL) e do vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa. O novo espaço será responsável por acompanhar, analisar e avaliar a implementação da educação híbrida em todo o país.

A secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, destacou o compromisso com a reorganização da educação básica brasileira a partir de uma perspectiva sistêmica. Em sua fala, apontou um distanciamento histórico entre a formação inicial de professores e o cotidiano das escolas. “Em algum momento, a gente soltou a mão. A LDB de 1996 traz avanços importantes, como a exigência de formação superior para docentes da educação básica, mas é preciso que essa qualidade seja socialmente referenciada — ela tem que dialogar com o chão da escola.”

O vice-governador Ronaldo Lessa fez um discurso emocionado ao relembrar sua trajetória política e o avanço da educação em Alagoas. “O Estado é relativo — eu passei dois mandatos como governador, mas isso vai embora. A universidade é do povo, ela permanece. É ela quem transforma”, disse. Lessa também destacou os avanços no combate ao analfabetismo em sua gestão e celebrou a presença do Observatório da RIEH em Alagoas: “Que coisa boa ver nosso estado sediando um espaço que ajuda a pensar o futuro da educação brasileira”, disse.

Em entrevista, Lessa ainda falou sobre a importância da inovação educacional: “Esse é um passo muito importante. O governo do Estado tem se empenhado em colocar a educação como prioridade. A inauguração do Observatório, junto à UFAL, reforça o nosso papel estratégico na educação híbrida e tecnológica, não só em Alagoas, mas para o Brasil todo”, afirmou.

O reitor da UFAL, Josealdo Tonholo, ressaltou a importância da RIEH como estrutura nacional de apoio às redes de ensino, destacando o papel da inovação e da colaboração institucional. “A educação híbrida representa uma mudança na forma como pensamos, planejamos e promovemos as aprendizagens em nossos territórios educacionais”, disse. Ele também reconheceu o empenho do MEC na publicação do decreto que institui o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens e coloca a RIEH como protagonista no processo. “Essa rede nos convida a pensar a educação como um ecossistema integrado, que articula dimensões humanas, digitais, físicas e territoriais”, reforçou.

Josealdo Tonholo falou ainda sobre a importância da inauguração. “Esse talvez seja o prédio mais bonito do estado de Alagoas, um dos mais bonitos do Brasil, mas ele é só uma casca que é recheada com muita gente de qualidade que está aqui presencialmente trabalhando. Hoje, esse prédio reflete o trabalho de uma rede de aproximadamente 3 mil profissionais, espalhados por todo o território nacional, nas mais diversas áreas da educação”, falou.

Tonholo também reforçou a colaboração institucional entre a UFAL e outros setores. “O estado de Alagoas, com o apoio da UFAL e de outras entidades, como a FAPA e a Secretaria de Ciência e Tecnologia, está criando um sistema de inovação fértil, o que deu credibilidade para que o MEC fizesse esse aporte. Agora, nosso foco é trabalhar a educação fundamental, especialmente nas regiões periféricas, para que as crianças dessas áreas não fiquem à margem do acesso à tecnologia e ao aprendizado”, disse.

O coordenador-geral da RIEH, Ibsen Bittencourt, encerrou o evento com uma fala crítica e reflexiva sobre a trajetória da educação básica brasileira. “Em algum ponto, entre a formação inicial e o cotidiano escolar, a gente se perdeu. O desafio agora é reorganizar esse universo de forma sistêmica, da educação infantil ao ensino médio.” Ele defendeu que a inovação pedagógica precisa estar conectada com a realidade das escolas e a diversidade do país. “A RIEH existe para que a inovação na educação não seja uma abstração, mas uma prática concreta, com intencionalidade, equidade e impacto real na aprendizagem dos estudantes”, disse.

A RIEH está atualmente em 24 unidades federativas, e é coordenada em parceria com o MEC, a UFAL e o NEES. O novo Observatório sediado em Alagoas consolida o estado como um dos principais polos da inovação educacional no Brasil.

Fonte: Agência Alagoas

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