Anadia/AL

14 de agosto de 2026

Anadia/AL, 14 de agosto de 2026

Alagoas recebe mais de 2,7 milhões de doses de vacinas para campanha

Ação segue até 1º de setembro e tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 14 de agosto de 2026

images-51-1

Foto: Agência Gov

Por Assessoria

Alagoas recebeu mais de 2,7 milhões de doses de vacinas ao longo de 2026 para a campanha de multivacinação, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Ministério da Saúde.

A campanha já começou com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, além de ampliar as coberturas vacinais em todo o país.

“Estamos recuperando a cobertura vacinal, mas sempre temos que manter isso atualizado. Também estamos chamando a atenção para o reforço da vacina do sarampo. Outros países do mundo pararam de vacinar, tiveram explosão de casos de sarampo. Os Estados Unidos estão vivendo o maior surto de sarampo nos últimos 35 anos da história deles. E esses casos vêm para o Brasil, de forma importada”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A ação segue até 1º de setembro, com o Dia D nacional marcado para 22 de agosto.

Ao todo, o Ministério da Saúde enviou mais de 180 milhões de doses para todos os estados e o Distrito Federal.

Serão ofertadas as seguintes vacinas:

  • BCG;
  • Hepatite B;
  • Penta (DTP/Hib/HB);
  • Poliomielite (VIP);
  • Rotavírus humano;
  • Pneumocócica conjugada 10-valente e 20-valente;
  • Meningocócica C;
  • Influenza;
  • Covid-19;
  • Febre amarela;
  • Meningocócica ACWY;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Varicela;DTP;
  • Hepatite A;
  • dT;
  • HPV4;
  • Dengue tetravalente.

Ainda segundo o órgão, a vacinação é a principal forma de prevenção contra doenças imunopreveníveis e fundamental para reduzir a circulação de vírus e bactérias.

Entre as doenças que podem ser prevenidas pela vacinação estão formas graves de tuberculose, hepatites A e B, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, infecções por rotavírus, pneumonias e meningites causadas por pneumococos e meningococos, influenza (gripe), Covid-19, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela (catapora), infecções pelo papilomavírus humano (HPV) e dengue.

A vacinação será seletiva. Os profissionais de saúde vão conferir a caderneta e aplicar apenas as doses necessárias para iniciar ou completar o esquema vacinal previsto. Pais e responsáveis devem levar o documento aos serviços de vacinação.

Redação com Jornal de Alagoas


Galeria de Imagens