Por: Rayssa Cavalcante
Nessa sexta-feira (9), durante mais uma edição do Dia D, o programa Alagoas Sem Fome realizou cerca de 3 mil atendimentos para a população nas áreas de cidadania, saúde e assistência social, na cidade de Boca da Mata. A ação ocorreu em parceria com as secretarias de Estado da Saúde (Sesau), Cidadania e Pessoa com Deficiência (Secdef) e Primeira Infância (Cria), além do Instituto de Identificação
Os cidadãos tiveram acesso às consultas médicas em clínica geral, pediatria, ortopedia e ginecologia, além de testes rápidos e exames laboratoriais. Já na área de cidadania, aconteceu a emissão de 1ª e 2ª via do RG e os cartões da Pessoa Idosa, da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
Para as crianças, o CRIA ofertou atividades como pintura de tela, leitura de histórias, jogos de montar, óculos 3D e orientação em saúde bucal e entrega de kit higiene.
Durante o Dia D, a estudante Ana Paula renovou a identidade. “Precisamos ir à outras cidades para fazer o RG. Hoje, consegui fazer na porta da minha casa. Ainda consegui também ir ao médico. Gostei muito”.
Para a secretária Executiva de Integração Social do Gabinete Civil de Alagoas, Júlia Casado, a união dos órgãos governamentais é fundamental para a realização do Dia D. “Hoje trouxemos vários serviços de diversos órgãos que não mediram esforços e que estão unidos para aproximar os serviços da comunidade que mais precisa”, disse.