As autoridades do condado de Refugio, no Texas, Estados Unidos, emitiram uma ordem de desocupação obrigatória, disse a juíza do condado Jhiela “Gigi” Poynter em uma publicação no Facebook.
A ordem abrange todo o condado e “entra em vigor imediatamente”, segundo Poynter.
Ela destacou ainda que sabe a rapidez com que as coisas podem piorar, visto que ainda estão reconstruindo a infraestrutura desde quando o furacão Harvey atingiu o Texas, em 2017.
“Prefiro ser cautelosa e deixar a tempestade tropical Beryl chegar ‘rastejando’ com um pouco de chuva e um pouco de vento em um condado vazio de Refugio do que ela se fortalecer mais do que o previsto, o que sabemos que aconteceu com várias tempestades no passado”, explicou.
Poynter acrescentou que, durante a tempestade, o hospital municipal local desviará pacientes do pronto-socorro, a água da cidade será cortada e, quando os ventos sustentados atingirem 72 km/h, ambulâncias e caminhões de bombeiros da cidade não poderão mais atuar.
A população do Condado de Refugio ultrapassa 6.600 habitantes, de acordo com o Censo dos EUA.
As autoridades municipais fornecerão transporte de ônibus para um abrigo de emergência “fora da cidade”, para os residentes que não puderem sair por conta própria, disse Poynter.
Informações sobre locais e horários de retirada dos moradores estarão disponíveis em breve, acrescentou.
Alerta de desocupação voluntária em outro condado
Já no condado de Aransas, no Texas, autoridades emitiram uma ordem de desocupação voluntária para “residentes que vivem em áreas baixas ou com necessidades especiais” antes da tempestade tropical Beryl, de acordo com as Comunicações de Segurança Pública do condado.
A previsão é que a noite de domingo (7) a segunda-feira (8) sejam os períodos de chuva mais forte na região, segundo a nota.
“Todos são orientados a tomar medidas de proteção para suas casas e transferir seus entes queridos e animais de estimação para locais mais elevados no interior”, destacaram as autoridades.
Tempestade tropical avança
A tempestade tropical Beryl avança neste sábado pelo Golfo do México e deve provocar “chuvas muito fortes, ventos fortes e ondas altas em Tamaulipas, norte de Veracruz, Campeche e Yucatán”, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.
As precipitações podem “gerar inundações em zonas dos referidos estados, pelo que a população, os turistas e a navegação marítima são instados a atender aos avisos do SMN, seguir as recomendações da Proteção Civil e tomar precauções extremas contra a chuva, o vento e as altas ondas”, alertaram.
A agência acrescentou que a Beryl deve se fortalecer e se tornar um furacão de categoria 1 no noroeste do Golfo do México.
O fenômeno pode causar impacto entre a costa norte de Tamaulipas e o sul do Texas, nos Estados Unidos, durante a segunda-feira.
Beryl atingiu a costa na sexta-feira (5) como um furacão de categoria 2, perto de Tulum. Posteriormente, enfraqueceu para tempestade tropical.
*Redação com CNN Brasil