Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Americanas: PF aciona polícia de Portugal para prender ex-diretora foragida

Acionamento | 18:35 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 28 de junho de 2024

vv1

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Por: Carla Araújo

O diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Passos Rodrigues, afirmou nesta sexta-feira (28) que acionou a polícia portuguesa para tentar prender a ex-diretora da Americanas, Anna Saicali, considerada foragida.

A executiva saiu do Brasil no último dia 15 e embarcou para Lisboa com uma passagem comprada na véspera. Ela ainda não foi encontrada.

“Estive em reuniões na Polícia Judiciária e na Polícia de Segurança Pública aqui em Lisboa, ontem e hoje”, disse o diretor à coluna.

Rodrigues está na capital portuguesa nesta semana também para participar de um painel do 12º Fórum Jurídico de Lisboa, promovido pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), fundado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes.

Hoje, mais cedo, foi preso em Madri o ex-CEO da Americanas, Miguel Gutierrez. Ele e Anna estavam na lista de procurados da Interpol desde ontem.

Os dois e outros executivos foram alvos de uma operação da PF que apura desvios bilionários na Americanas. O grupo é investigado por fraudes nos balanços da varejista que somam R$ 25,3 bilhões.

Anna Saicali estava afastada da Americanas desde o início de 2023, depois da divulgação da fraude na varejista. Em comunicado divulgado pela nova gestão no ano passado, ela foi apontada como uma das principais participantes da fraude.

Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que, menos de vinte dias antes do anúncio das “inconsistências contábeis”, ela transferiu para seu filho cotas de uma empresa com patrimônio de R$ 13 milhões.

*Redação com Uol

Galeria de Imagens