Anadia/AL

23 de maio de 2024

Anadia/AL, 23 de maio de 2024

Aposentados e alunos do Prouni viajarão de avião por R$ 200; regras

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 9 de janeiro de 2024

AVIÃO(1)

Viagens Aéreas | Foto: Reprodução

✨ Isabella Cavalcante 

O programa Voa Brasil, do governo federal, deverá ser anunciado no fim de janeiro ou começo de fevereiro, segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (9/1) e estipulou as regras de quem poderá viajar mais barato de avião.

A medida do governo prevê passagens aéreas de até R$ 200 para dois públicos: aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham até dois salários mínimos e estudantes do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Só poderá aplicar ao Voa Brasil quem não tiver viajado de avião nos últimos 12 meses.

Segundo Silvio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará quantos bilhetes aéreos serão disponibilizados.

A expectativa do Executivo era lançar esse programa ainda em 2023, quando Márcio França estava à frente do Ministério de Portos e Aeroportos. À época, França previu 1,5 milhão de passagens aéreas por mês para os dois públicos, além de pensionistas.

Silvio esclareceu que ainda não é possível incluir os pensionistas. “É um programa com começo, meio e fim. Não temos condição do dia para a noite ampliar mais setores, mas a gente gostaria”, explicou o ministro.

Pelo X (antigo Twitter), Lula publicou fotos com o ministro e presidente do Sebrae, Décio Lima, feitas durante a reunião. O presidente relatou temas do encontro e criticou a “incompetência com prazos do governo anterior”, em referência à gestão de Jair Bolsonaro (PL).

♦️ Preço das passagens

O titular de Portos e Aeroportos ainda disse ser necessário “combater alguns aumentos abusivos” de preços para viajar de avião.

O ministro apontou a redução no Querosene de Aviação (QAV) e destacou que esse é um fator no qual o governo trabalha para reduzir os custos.

Redação com Metrópoles

Galeria de Imagens