Anadia/AL

21 de junho de 2024

Anadia/AL, 21 de junho de 2024

Aprovação de Lula cresce em nova pesquisa Atlas e alcança 51%

Nova AtlasIntel mostra melhora substancial na avaliação do governo.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 7 de maio de 2024

Brasil 1

Presidente Lula cresce em aprovação em pesquisa Atlas Créditos: Ricardo Stuckert/PR

Por Yuri Ferreira

Nesta terça-feira (7), a AtlasIntel publicou os dados de sua mais recente pesquisa de opinião sobre o governo Lula. Os dados mostram um crescimento de popularidade de Lula e do governo em comparação com março.

O levantamento foi feito através de recrutamento online, contou com 1904 respondentes, tem 2% de margem de erro e 95% de nível de confiança.

Melhorias do governo
A nova pesquisa Atlas mostra que a aprovação do presidente Lula cresceu 4% e foi para 51% em comparação com março de 2024, enquanto a desaprovação caiu de 46% para 45% (-1%).

O governo voltou a ser melhor avaliado. O Ótimo/Bom saiu de 38% para 43%, subindo 5 pontos percentuais. O ruim/péssimo se manteve estável em 41%.

Com os novos dados, mostra-se um fim da tendência de queda de popularidade de Lula e do governo, que, desde janeiro do ano passado, enfrentavam problemas com as pesquisas de opinião.

Melhores políticas
As áreas mais bem avaliadas do governo são investimentos, infraestrutura, redução da pobreza, direitos humanos e igualdade racial, educação, política externa, meio ambiente e combate à corrupção.

O governo melhorou sua avaliação entre março e maio em combate à corrupção e responsabilidade fiscal de maneira expressiva, revertendo a tendência de queda desde novembro.

As piores avaliações são na área de impostos e carga tributária, política industrial e segurança pública.

A percepção da situação econômica do Brasil também melhorou drasticamente na visão dos brasileiros. A avaliação positiva cresceu 4% na visão dos brasileiros em comparação com março e dobrou em relação a janeiro de 2023, primeiro mês de mandato de Lula.

Segundo os entrevistados, o governo Lula é melhor do que o de Bolsonaro na redução da pobreza, na área de impostos, de investimentos e infraestrutura, de direitos humanos, de meio ambiente, de turismo e cultura, de educação, agricultura, relações internacionais, transportes e aeroportos, saúde e segurança pública.

Na pesquisa, é pior do que Bolsonaro em justiça e combate à corrupção, moradia e urbanização das favelas, responsabilidade fiscal e controle de gastos.

Comparação com a CNT-MDA
Os apontamentos da pesquisa da Atlas diferem substancialmente da avaliação do levantamento da CNT-MDA.

A pesquisa contratada pela Confederação Nacional dos Transportes aponta uma continuidade na tendência de queda de popularidade do governo Lula. Ambas foram publicadas nesta terça-feira (7) e tem período de coleção dos dados parecido.

Na CNT-MDA, o governo viu o ótimo e bom caiu de 43% em janeiro para 37% em maio.

A avaliação negativa subiu de 28% para 30%, enquanto a avaliação regular se manteve na faixa dos 30%.

Este é o pior resultado do governo no MDA desde maio de 2023, quando foi realizado o primeiro levantamento do mandato Lula 3.

A avaliação supera a de Jair Bolsonaro, Michel Temer, além do próprio primeiro mandato do petista no mesmo período de gestão.

A pesquisa aponta que o desempenho pessoal do presidente Lula é melhor avaliado do que o governo. O mandatário teve uma queda de popularidade de 5% entre janeiro e maio, mas mantém nível de aprovação em 50,7%. 44% dos brasileiros, contudo, desaprovam o presidente Lula. O número subiu 4% na comparação com maio de 2023 passado.

Redação com Revista Fórum

Galeria de Imagens