Nesta quinta-feira (17), durante pronunciamento nacional, o presidente Lula (PT) afirmou que o tarifaço imposto por Donald Trump tem apoio de políticos brasileiros, os quais classificou como “traidores da pátria”. O mandatário declarou estar indignado com a postura de parlamentares que, segundo ele, apostam no “quanto pior, melhor”.
Sem citar nomes, o presidente acusou esses políticos de ignorarem os impactos econômicos sobre a população brasileira.
“Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”, disse.
As declarações ocorrem após Trump anunciar uma tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros, com início previsto para 1º de agosto. No documento de anúncio da medida, o chefe de Estado americano justificou a ação como resposta às ações do Judiciário brasileiro contra Jair Bolsonaro. “O julgamento [de Bolsonaro] não deveria estar acontecendo”, escreveu Trump. Ele também classificou o processo como “uma caça às bruxas”.
Lula reforçou que o Brasil não aceitará interferências estrangeiras em suas instituições. “Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”, afirmou.
O mandatário também defendeu o Pix, que foi alvo de críticas de autoridades norte-americanas.
Ele ressaltou que o Brasil possui um dos sistemas de pagamento mais modernos do mundo e garantiu que seu governo atuará para protegê-lo.
“Não aceitaremos ataques ao Pix, que é um patrimônio do nosso povo. Temos um dos sistemas de pagamento mais avançados do mundo, e vamos protegê-lo”, declarou.
Lula afirmou ainda que usará “todos os instrumentos legais” para proteger a economia brasileira, incluindo medidas na Organização Mundial do Comércio (OMC) e a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica, já sancionada.
“Se necessário, usaremos todos os instrumentos legais para defender a nossa economia. Desde recursos à Organização Mundial do Comércio até a Lei da Reciprocidade, aprovada pelo Congresso Nacional”, afirmou.
🇧🇷 DCM

👍 Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe 👁️🗨️