Um míssil russo atingiu um supermercado na cidade ucraniana de Kostiantynivka, na região da linha de frente de Donetsk, nesta sexta-feira (9), matando pelo menos nove pessoas, disseram autoridades.
O governador de Donetsk, Vadym Filashkin, disse no aplicativo de mensagens Telegram que outras 26 pessoas ficaram feridas.
Um vídeo obtido pela Reuters mostrou pesadas nuvens de fumaça negra subindo do prédio destruído.
A Reuters conseguiu confirmar a localização pelo formato do edifício, pelas empresas próximas e pela sinalização comercial que correspondia aos arquivos e imagens de satélite da área.
Um vídeo publicado pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky no aplicativo de mensagens Telegram mostrou bombeiros correndo para o local do ataque.
“O ataque ao supermercado em Kostiantynivka é mais um ato de terror russo. A guerra contra os civis é tudo o que conhecem”, disse o chefe de gabinete da presidência da Ucrânia, Andriy Yermak, no X.
Os serviços de emergência continuaram a operação de resgate, acrescentou Filashkin.
As forças de Moscou controlam grandes áreas da região de Donetsk. As áreas controladas pela Ucrânia são regularmente alvo de bombardeios e ataques aéreos russos.
A região é uma das áreas mais ativas no combate, já que a Rússia tem como alvo áreas na direção do centro logístico estratégico oriental de Pokrovsk.