Anadia/AL

12 de junho de 2024

Anadia/AL, 12 de junho de 2024

Audiência Pública debate sobre fornecimento de água da Verde Alagoas e CASAL em Anadia

Foi discutido durante audiência pública a situação precária do fornecimento e distribuição de água pelas empresas Verde Alagoas e CASAL nos municípios de Anadia e Maribondo.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 7 de junho de 2024

IMG_7987

Audiência Publica | Foto Crysthyan Carlos

Por Rogério Messias e Crysthyan Carlos 

Na tarde da última Segunda-Feira dia 20 de maio de 2024, foi realizada na Escola Nossa Senhora da Piedade uma Audiência Pública, sobre o abastecimento e a péssima qualidade da água nos municípios de Anadia e Maribondo.

O objetivo da Audiência Pública, foi solicitar esclarecimentos por meio das empresas CASAL e a CONCESIONÁRIA VERDE ALAGOAS, sobre a péssima qualidade e constates falta de água nos municípios citados acima.

Foram apresentados, durante a audiência, diversos problemas sobre a péssima qualidade da água ocorridos com a população de Anadia e Maribondo, do qual foi solicitado urgência para resolução do mesmo, sendo esses; a falta d’água, o pagamento integral da taxa de consumo mesmo com a frequente falta de água e a cobrança em residência, daqueles que não tem hidrômetro, ou seja, não usa a água distribuída pela empresa Verde Alagoas, por haver cacimba ou poço artesiano.

Foto encaminhada por um internauta da situação atual da água fornecida pela empresa Verde Alagoas e CASAL

Durante a Audiência Pública, foi lembrado que em 2020, cidadãos como: OSVALDO CHAGAS, ROGÉRIO MESSIAS, CARLOS ALBERTO acompanharam a real situação que se encontrava a CASAL, além de relatar a situação precária do fornecimento de água, foi elaborado um Abaixo – Assinado contendo aproximadamente 400 assinaturas de cidadãos anadienses, que denunciaram ao Ministério Público de Anadia o descaso da barragem da Santa Cruz, a falta de água contínua e o aumento da Turbidez da água e Ferro Total, vale lembrar que, em 2021 o MPEAL pleiteou uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA A CASAL, devido as denúncias acima citadas, atualmente, o processo encontra-se em tramitação.

A Audiência Pública contou com a presença de apenas três vereadores, Daniela Freire, Júnior do Dira e Pedro Dâmaso, o representante da FUNASA, o engenheiro Márcio Giovanni Silva da Cruz, do representante dos moradores de Maribondo, Jurandir Filho, do Diretor da Câmara, Jailton dos Anjos; da Redatora da Câmara, Josefa Elzani Rocha do Nascimento; além do ex-vereador Jarbas Rocha, do ambientalista Rogério Messias, estudantes do terceiro ano da Escola Estadual Rui Barbosa, professores e moradores anadienses.

Em suas palavras, a Coordenadora da Audiência Pública, Vereadora Drª. Daniela Freire, falou que deverá ser realizado um relatório da Audiência Pública sobre a situação precária do fornecimento de água, e este ser encaminhado ao MP-AL e possivelmente, para o Ministério Público Federal.

ABN | Alagoas Brasil Notícias

Galeria de Imagens