Anadia/AL

21 de julho de 2024

Anadia/AL, 21 de julho de 2024

Aviões da Otan vigiam espaço aéreo da Ucrânia e compartilham dados de inteligência

Desde fevereiro de 2022 esses aviões patrulham regularmente o Leste Europeu e a região do mar Báltico | 09:20 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 1 de julho de 2024

vv1

Foto: Divulgação/Otan

Os aviões dotados de sistema aéreo de alerta e controle (AWACS, na sigla em inglês) da Otan no céu sobre a Polônia monitoram o espaço aéreo ucraniano, informa o portal britânico UK Defense Journal.

A mídia indica que a implantação dessas aeronaves está de acordo com o plano da Otan e contribui para o fortalecimento da presença da aliança na região e monitoramento da atividade militar russa.

“Oficialmente, quaisquer dados de inteligência coletados são enviados apenas para os países da Otan, mas todos sabem que alguns desses países compartilham rapidamente essas informações com a Ucrânia, permitindo que ela resista a ataques iminentes. A inteligência ocidental dá à Ucrânia a oportunidade de reagir um pouco mais rápido”, escreve o portal citando um ex-funcionário da Força Aérea britânica.

De acordo com a publicação, desde fevereiro de 2022 esses aviões patrulham regularmente o Leste Europeu e a região do mar Báltico.

Recentemente, informou-se que a Suécia fornecerá à Ucrânia dois aviões AWACS Saab 340, entretanto estas aeronaves são muito vulneráveis aos meios aéreos de ataque da Rússia, nomeadamente mísseis ar-ar R-37M, que têm um alcance de 400 quilômetros e conseguem alcançar uma velocidade de Mach 6.

*Redação com Brasil 247

Galeria de Imagens