O prefeito de Arapiraca chegou a chamar de ficção política os boatos que dão conta de que ele sairá nos próximos dois anos para disputar o cargo de governador. “O eleitor, quando saiu de casa e decidiu votar em mim, transferiu uma expectativa. Então, eu não posso frustrar essa expectativa. Eu, com certeza, não consigo fazer isso em dois anos. Eu tenho que usar cada minuto do meu mandato para dar o meu melhor de mim”, destacou.
Luciano fez ainda questão de admitir que mantém boa relação tanto com o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, quanto com o senador Renan Calheiros. De acordo com ele, as parcerias são pelo bem e desenvolvimento de Arapiraca. “Eu estou ao lado do Arthur Lira. Estou ao lado do Governador Paulo Dantas. Eu estou ao lado de Paulão (deputado federal). Eu estou ao lado de Rodrigo Cunha (vice-prefeito eleito de Maceió). Estou ao lado de Renan Calheiros. Estou ao lado de quem queira ajudar a Arapiraca”.
Durante as entrevistas, Luciano tratou sobre o modelo de gestão para esse quarto mandato e falou sobre investimentos em infraestrutura, saneamento básico, saúde, educação, mobilidade urbana, turismo, na construção do aeroporto, bem como na realização de concurso e incentivo à geração de emprego.
“São coisas que nós vamos fazer no campo da infraestrutura, da educação, da cultura, das artes de um modo geral, para que dê a nossa cidade, no seu centenário, o caráter de uma cidade pujante, de uma cidade firme, de uma cidade que aponta para o futuro”, garantiu.
VERTICALIZAÇÃO
Entre as ações que promete realizar na área de infraestrutura nos próximos quatro anos estão os investimentos em obras de verticalização de Arapiraca, que consiste na construção de edifícios em áreas urbanas para fins residenciais e comerciais. “Ao pensar na cidade verticalizada, o objetivo é aproveitar melhor o espaço púbico. Com isso, a meta é empoderar a cidade de Arapiraca para que ela possa crescer de maneira ordenada para gerar oportunidades”, afirmou.
SANEAMENTO
Luciano contou que saneamento básico e abastecimento de água são prioridades nesse novo mandato. Para confirmar isso, ele disse que até já agendou encontro com o Governador Paulo Dantas para tratar dos assuntos. O prefeito chegou até a tecer críticas contra o serviço da Casal. “A empresa (Casal) está passando por um processo difícil que não consegue suprir as necessidades da população. Isso é óbvio que qualquer pessoa que mora em Arapiraca precisa de grandes investimentos. […] Precisamos resolver o problema da água e do esgoto de Arapiraca”, disse.
SAÚDE
De acordo com Luciano, a saúde em Arapiraca está fortalecida e vai receber reforço para ampliar a cobertura e assistência médica. “Temos uma estrutura de saúde pública muito boa em Arapiraca, do ponto de vista da atenção primária; não falo da média e alta complexidades. Temos o Programa Saúde da Família cobrindo 100% da nossa população. Temos médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem. A mão de obra é bastante significativa e abundante”, afirmou.
EDUCAÇÃO
Ainda de acordo com Luciano, a educação é outra vertente social que está entre as prioridades de seu novo governo, principalmente quando se refere ao ensino infantil. “Precisamos fortalecer, tanto aqui, quanto no Estado, e em Arapiraca, a educação infantil e o ensino fundamental”, afirmou. Ele se mostrou preocupado com a educação das crianças e garantiu construir creches por toda a cidade. “Espero, ao final do mandato, universalizar o acesso à creche, para fortalecer o processo de socialização e educação de crianças, dos seis meses aos cinco anos e nove meses de idade, e fazê-las ingressar no ensino fundamental e ter uma boa formação. Se eu conseguir fazer isso, nos próximos dez anos, seremos outra cidade”, comentou.
CONCURSO
Já para dezembro deste ano, Luciano anunciou concursos públicos para a Guarda Municipal e para a Educação. Haverá também para Saúde, mas não fez previsão para a realização desse certame. Apesar do anúncio de concursos, o prefeito fez questão de destacar que a Prefeitura de Arapiraca não é a única responsável pela geração de empregos. “Importante que a gente diga que o setor público não pode ser o responsável para gerar todos os empregos de que o mercado precisa, que a juventude precisa, porque senão você quebra a prefeitura e não resolve o problema do desemprego”, disse.
TURISMO DE NEGÓCIO
Para atrair os turistas, principalmente do ramo de negócio, Luciano anunciou investimentos na construção do Teatro Municipal, até dezembro deste ano. “O Centro de Convenções, junto com o Teatro Municipal, pode induzir ao turismo de negócios, ao sediar grandes encontros nacionais”, explicou.
MOBILIDADE URBANA
Nova matriz de transporte, corredores modernos e expansão de ciclovias também são prioridades apontadas por Luciano. “Estamos construindo a Ciclovia do Trabalhador, que atravessa toda a cidade, que tem 8,5 km de extensão e atravessa 16 bairros. Essa será uma obra muito importante para que as pessoas possam ter acesso a outro tipo de locomoção que não seja carro”, destacou.
AEROPORTO
Entre os tantos investimentos anunciados está o aeroporto de Arapiraca. Luciano disse que já há recurso federal disponível para a obra, porém o local para a construção ainda segue indefinido.
Redação com Gazeta web