Anadia/AL

21 de julho de 2024

Anadia/AL, 21 de julho de 2024

Biu de Lira confirma candidatura à reeleição

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 25 de fevereiro de 2024

Lira

Prefeito da Barra São Miguel, Benedito de Lira, confirma que é candidato à reeleição - Foto: Edilson Omena

Por Claudio Bulgarelli

O ex-senador e ex-deputado federal, Benedito de Lira, com mais de 50 anos de vida pública, atual gestor da Barra de São Miguel, um dos mais importantes municípios do roteiro turístico Lagoas e Mares do Sul, em entrevista exclusiva à reportagem do Sistema Tribuna de Comunicação, garantiu que será candidato a reeleição nas eleições municipais de outubro próximo. O gestor acredita que o trabalho que vem realizando nos últimos três anos, projetando o município no cenário do turismo nacional com grandes investimentos, a chegada de uma grande empresa para fabricação de produtos do coco, com geração de mais de 100 empregos, além de obras que a Barra nunca teve, como o ambicioso projeto de saneamento básico para toda a região urbana, bem como conquistas sociais importantes para a população, o credencia como o melhor candidato.

De vereador, em Junqueiro, a senador da República, Benedito de Lira tem 54 anos de mandatos. Mas como sua primeira experiência no executivo, o prefeito afirma que “Minha gestão não tem compromisso com o erro”, por isso acredita que a Barra de São Miguel não pode ser entregue “a qualquer um”. Com um dos litorais mais bonitos do país, a cidade está recebendo muitos empreendimentos turísticos, pois, além de grandes redes hoteleiras já instaladas, como o Ritz BSM, o município tem ainda em andamento investimentos que superam R$ 120 milhões, que vão projetar o balneário como referência no segmento do turismo nacional.

Por outro lado, a gestão também trabalha focada para garantir o suporte necessário aos visitantes que buscam a experiência de desfrutar as belezas naturais, com infraestrutura adequada ao lazer e ao descanso. Ruas pavimentadas, sinalização turística, praias limpas e espaços públicos revitalizados, garantem o crescimento do turismo. Para consolidar as ações, existe o projeto que pretende tornar a Barra de São Miguel a primeira cidade alagoana com 100% de saneamento.

Mas o avanço do turismo se reflete também no ganho social da população, como a inauguração de uma subestação para reforço na distribuição da energia elétrica, com a iluminação pública recebendo muitos investimentos e em ampliação. Além disso, o município paga com recursos próprios o aluguel social para famílias vulneráveis, distribui sopas, cestas básicas e enxoval. Na saúde, por exemplo, as unidades funcionam 24 horas e na educação o município está implantando a escola em tempo integral. Assim os programas sociais são exitosos.

Em algumas áreas carentes, a prefeitura está mudando a infraestrutura, como a comunidade Palateia, que apesar de ser conhecida como o paraíso das ostras, cerca de 220 famílias moram ainda em casas de taipas com esgoto jogado nas ruas de barro batido. Para mudar essa realidade o município estará assinando, agora no dia 1º de março, contrato com a Caixa Econômica para construção de mais de 200 unidades habitacionais, que levará o nome de Residencial Tarcísio de Jesus, em homenagem ao ex-deputado Tarcísio de Jesus, falecido em 1990.

O aumento na geração de empregos, também é motivo de comemoração por parte do prefeito. A chegada de uma empresa do Rio Grande do Sul, a QualiCoco, cujo parque industrial se encontra em obras, em terreno cedido pelo município, vai gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos, e vai produzir produtos à base do coco para todo o Brasil. Por fim, a construção do Centro de Convenções, com anexo para 1.500 lugares, deve ser outro grande fomentador de empregos para a população local.

Redação com Tribuna Hoje

Galeria de Imagens