Publicidade
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um empréstimo de R$ 900 milhões para a companhia aérea americana Horizon Air, subsidiária da Alaska Air, comprar seis aeronaves E-175 da Embraer.
Segundo o jornal O Globo, desde o início da gestão da atual diretoria do BNDES, em janeiro de 2023, o banco já aprovou empréstimos para a venda de 141 aeronaves da Embraer para o mercado externo. De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, “de janeiro de 2023 a janeiro de 2025, o BNDES já aprovou financiamento para exportações de 141 aeronaves da Embraer, número 67% superior às exportações aprovadas de toda a gestão anterior.”
Para a Horizon, este é o segundo financiamento aprovado pelo BNDES desde 2023. No empréstimo anterior, o banco também havia aprovado financiamento para a exportação de 11 aviões.
Mercadante ressaltou que o apoio do banco contribui para que a Embraer se mantenha como uma das líderes globais da indústria aeroespacial, um setor onde o financiamento é essencial tanto para as companhias aéreas quanto para os governos que adquirem aeronaves para suas forças armadas.
A venda de aeronaves de alto custo geralmente está vinculada a empréstimos que viabilizam a operação. Nesse modelo, o banco de fomento paga ao fabricante da aeronave, e a companhia aérea compradora quita o valor do empréstimo com o banco ao longo do tempo. O financiamento do comércio exterior no Brasil é realizado principalmente pelo BNDES e pelo Banco do Brasil. Desde 1997, o BNDES já destinou cerca de US$ 26,3 bilhões ao financiamento da exportação de 1.330 aeronaves da Embraer.
Redação com Brasil 247
ESPAÇO PUBLICITÁRIO
Mantenha-se Informado(a).
Acesse o nosso Portal.
Curta & Compartilhe 👁️🗨️