
A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), usou as redes sociais nesta terça-feira (11) para questionar qual será a postura dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) diante da decisão de Donald Trump de impor uma sobretaxa de 25% sobre as importações de aço e alumínio do Brasil.
“E aí, bolsonaristas? Vão aplaudir a sobretaxa de 25% que seu ídolo Trump impôs às importações de aço e alumínio produzidos no Brasil? E não é a primeira vez que ele faz isso, lembra? Em 2020, ele reduziu em 80% a cota de importações de nossos produtos e impôs sobretaxa de 175% para alumínio brasileiro. E vocês lá, batendo continência para a bandeira dos Estados Unidos. É nessas horas que a gente vê quem está do lado do Brasil e quem nunca esteve”, escreveu Gleisi.
E aí Bolsonaristas? Vão aplaudir a sobretaxa de 25% que seu ídolo Trump impôs às importações de aço e alumínio produzidos no Brasil? E não é a primeira vez que ele faz isso, lembra? Em 2020, ele reduziu em 80% a cota de importações de nossos produtos e impôs sobretaxa de 175%…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 11, 2025
A medida, anunciada por Trump na segunda-feira (10), aumenta as tarifas sobre o aço e o alumínio importados, eliminando exceções e isenções para diversos países, incluindo o Brasil. A decisão, segundo Trump, visa proteger a indústria local contra a concorrência estrangeira e fortalecer a segurança econômica e nacional dos EUA.
Impacto para o Brasil e reações – A sobretaxa de 25% representa um duro golpe para a indústria brasileira, especialmente para o setor siderúrgico, que tem nos EUA um de seus principais mercados consumidores. De acordo com dados do Instituto Aço Brasil, os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 30% das exportações brasileiras do setor, tornando a medida um obstáculo significativo para a competitividade das empresas nacionais.
A decisão também reacende o debate sobre a submissão de Bolsonaro e seus seguidores a Trump. Durante seu governo, Bolsonaro se alinhou fortemente à política externa dos EUA e manteve um discurso de bajulação ao presidente norte-americano.
Redação com Brasil 247
ESPAÇO PUBLICITÁRIO
Mantenha-se Informado(a).
Acesse o nosso Portal.
Curta & Compartilhe 👁️🗨️