Anadia/AL

6 de outubro de 2024

Anadia/AL, 6 de outubro de 2024

Botafogo sofre empate no fim, derrota o São Paulo nos pênaltis, e avança à semifinal da Libertadores

Com a classificação, o alvinegro igualou as melhores campanhas de sua história na competição.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 26 de setembro de 2024

E 7

John comemora o pênalti defendido, que garantiu a classificação do Botafogo — Foto: Miguel Schinacariol/AFP

O Botafogo quase viu o roteiro de 2023 se repetir, na noite desta quarta-feira, em partida disputada no Morumbis. No entanto, tudo não passou de um grande susto. Na frente do placar em boa parte do jogo, a equipe de Artur Jorge sofreu o empate no fim do jogo, mas derrotou o São Paulo nos pênaltis, e avançou à semifinal da Libertadores. Os gols da partida foram marcados por Almada, pelo lado do alvinegro, e por Calleri, para o tricolor paulista. Com a classificação, o clube igualou as melhores campanhas de sua história na competição, em 1963 e 83.

O Botafogo começou o duelo com tudo e com apenas 15 minutos, conseguiu fazer o que tentou no jogo de ida inteiro. Savarino aproveitou bobeada de Luiz Gustavo, roubou a bola do volante e acionou Igor Jesus. O atacante devolveu para o camisa 10, que cruzou para desvio de Rafael para o meio da área. Almada aproveitou o rebote e desviou de cabeça para o gol.

Mesmo com a vantagem no placar, que dava a classificação, os visitantes seguiram pressionando o São Paulo e tiveram oportunidades de abrir 2 a 0. Entretanto, a melhor chance do primeiro tempo, após o gol, foi do tricolor, que teve pênalti marcado em toque de mão de Bastos. Lucas desperdiçou a cobrança e manteve o adversário na frente do marcador.

Na etapa final, a equipe de Zubeldía voltou com outra postura e passou a pressionar o Botafogo, que se preocupava mais com a parte defensiva, buscando explorar os contra-ataques. Apesar de conseguir criar as oportunidades, os donos da casa pegavam na finalização e não conseguiam o empate.

Já no final do jogo, quando o São Paulo parecia não ter mais de onde tirar forças, o homem gol da equipe deixou tudo igual para levar a decisão para os pênaltis: André Silva avançou pela esquerda e cruzou na medida para Calleri, cabeceou no contrapé de John, sem chances para o goleiro do alvinegro.

Nas cobranças, o Botafogo largou em vantagem, depois de Calleri chutar no travessão. As duas equipes acertavam as cobranças, até que Vitinho isolou a sua. Nas alternadas, John defendeu a batida de Rodrigo Nestor, e Matheus Martins garantiu a equipe carioca na semifinal da Libertadores.

A equipe comandada por Artur Jorge ainda não sabe quem vai enfrentar na semifinal da Libertadores. O alvinegro aguarda o duelo entre Peñarol e Flamengo, nesta quinta-feira, para conhecer seu próximo adversário no torneio. Como teve uma campanha inferior aos dois times na fase de grupos, vai decidir fora de casa. O Botafogo volta a campo no sábado, contra o Grêmio, às 21h, no estádio Nilton Santos, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

Redação com Extra Online – RJ

Galeria de Imagens