O Botafogo já definiu o perfil de contratações para 2026 e começou a mapear o mercado. Uma das opções é o zagueiro colombiano Jhohan Romaña, de 27 anos. Ele atualmente defende o San Lorenzo e tem contrato até o fim do próximo ano.
Crise do San Lorenzo pode ajudar Botafogo
O Glorioso avalia apresentar uma proposta. O valor seria inferior aos 4 milhões de dólares (cerca de R$ 21,5 milhões) desejados pelo clube argentino, segundo o portal ‘San Lorenzo Primero’. Mas isso não será um impeditivo.
Isso porque o San Lorenzo vive grave crise financeira e a possibilidade de receber à vista a maior parte do valor pode ajudar na negociação. Inclusive, esteve perto de perder Romaña por falta de pagamento de salários.
O zagueiro colombiano chegou a acionar o clube na Justiça, mas voltou atrás num acordo em que recebeu os vencimentos atrasados.
Quem é Jhohan Romaña
Titular absoluto na temporada, o colombiano disputou 33 partidas e deu uma assistência. Destro, Romaña já recebeu sondagens de um clube dos Estados Unidos nas últimas semanas.
Ele está no San Lorenzo desde 2024. Primeiro chegou por empréstimo junto ao Austin, dos Estados Unidos, e, neste ano, ficou em definitivo.
Antes do futebol argentino e estadunidense, o zagueiro atuou por Olimpia e Guaraní, ambos do Paraguai, e fez a base no Independiente Medellín, onde não se firmou e atuou pouco.
A diretoria da SAF alvinegra definiu algumas prioridades para reformular o elenco para 2026. Além de dois volantes e um lateral esquerdo, a zaga também necessita de reforços pontuais.
Afinal, Bastos praticamente não jogou em 2025 com problemas físicos e Kaio Pantaleão passou por cirurgia no joelho esquerdo após uma grave lesão ligamentar no início do mês de outubro. O primeiro não se sabe como voltará, enquanto o segundo só estará à disposição no segundo semestre do próximo ano.
Além deles, Barboza e David Ricardo fazem a dupla de zaga titular do Glorioso, enquanto Gabriel Bahia não agradou. Com isso, jogadores de outras posições também atuaram improvisados, como Marçal e Newton.
Colombiano se encaixa no perfil de reforços
O Botafogo pretende buscar um reequilíbrio nos gastos na próxima temporada. E, por isso, a ideia é priorizar jogadores com salários mais baixos e potencial de crescimento.
Mas também buscará oportunidades de mercado, com nomes com certa experiência mas em fim de contrato ou com vínculo perto do fim. Como é o caso de Jhohan Romaña.
Redação com Torcedores

















