Por: Luana Kaseker
O Brasil decepcionou mais uma vez a torcida. Com direito a olé, a seleção brasileira perdeu para o Paraguai por 1 a 0 nesta terça-feira (10), no Defensores del Chaco, em Assunção, pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. O gol solitário foi do meia Diego Gómez.
Com a derrota, o técnico Dorival Júnior perdeu a invencibilidade sob o comando da seleção. Entre amistosos, Copa América e Eliminatórias, são 10 partidas, agora com quatro vitórias, cinco empates e o primeiro revés.
O Brasil está na quinta posição, com 10 pontos. O Paraguai é o sétimo colocado, com nove pontos.
A próxima Data Fifa será em outubro, O Brasil enfrenta o Chile, no dia 10, e o Peru, no dia 15.
Sem inspiração, a seleção brasileira fez um primeiro tempo bem ruim. A equipe de Dorival Júnior priorizou a posse de bola, mas assustou pouco o goleiro Gatito Fernández. O Paraguai, com o apoio da torcida, aproveitou bastante as investidas em velocidade pelos lados.
Logo aos 18 minutos, Junior Alonso cruzou da esquerda e Gabriel Magalhães afasta de cabeça. A bola sobrou na entrada da área para Diego Gómez, que limpou a marcação e bateu de trivela para abrir o placar. Ainda na etapa inicial, o Brasil teve uma chance clara de gol para empatar. Após boa jogada de Vinicius Jr, Guilherme Arana finalizou da área, mas a defesa paraguaia salvou quase em cima da linha.
No intervalo, Dorival voltou com Luiz Henrique e João Pedro nos lugares de Bruno Guimarães e Endrick. O Brasil melhorou e pressionou mais no ataque. Rodrygo e João Pedro chutaram para fora. Vini Jr parou em Gatito.
Gerson, Lucas Moura e Estêvão ainda entraram, mas o Brasil seguiu com dificuldades no ataque. A torcida paraguaia aproveitou para gritar “olé” a cada passe de sua seleção. E a seleção brasileira, sem desempenho, decepcionou mais uma vez.
“É um momento de oscilações, de resultados e performance. Estamos em um momento de tentar se encaixar, o professor tentando encontrar um forma de jogar, jogadores novos também. Sabemos o quanto as Eliminatórias são difíceis. É o momento de digerir essa derrota, mas vamos buscar. Qualquer coisa que eu falar agora, vai ser desculpa. Temos que trabalhar”, disse Marquinhos na saída do gramado.
O resultado também quebrou um tabu que já durava 16 anos. O Brasil não perdia para o Paraguai desde 2008, quando sofreu um 2 a 0 pelas Eliminatórias para a Copa de 2010 também no Defensores del Chaco, com gols de Roque Santa Cruz e Cabanas. Desde então, foram dez partidas entre as duas seleções, com cinco vitórias do Brasil e cinco empates.
Confira fotos de Paraguai x Brasil
FICHA TÉCNICA
Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 – Série B 2024
8ª rodada – 10/9/2024
Paraguai 1 x 0 Brasil
Paraguai: Gatito Fernández; Cáceres, Balbuena, Junior Alonso e Alderete (Velázquez); Bobadilla, Diego Gómez (Sosa), Villasanti, Almirón (Cuenca) e Enciso (Rivieros); Isidro Pitta (Arce).
Técnico: Gustavo Alfaro.
Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estêvão); André, Bruno Guimarães (Luiz Henrique) e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Vinicius Junior e Endrick (João Pedro).
Técnico: Dorival Júnior.
Local: Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
Gols: Diego Gómez, aos 18/1ºT.
Público:
Renda:
Cartões amarelos: Junior Alonso, Bobadilla, Sosa (PAR); Paquetá, Vini Jr (BRA).
Árbitro: Andrés Matonte (Uruguai).
Assistentes: Nicolás Tarán e Andres Nievas (ambos do Uruguai).
VAR: Alberto Feres (Uruguai).
Um Dois Esportes