Quem tem mais, tem seis! O Brasil venceu a Argentina por 2 a 1 e conquistou a Copa do Mundo de Futsal 2024. Os gols foram marcados por Ferrão e Rafa Santos, na vitória que levou a Seleção Brasileira ao sexto título mundial, neste domingo (6). Pelo lado argentino, Matías Rosa descontou. A edição deste ano foi disputada no Uzbequistão.
Um primeiro tempo de almanaque. Se os brasileiros pudessem escolher uma maneira de terminar os 20 minutos iniciais da Copa do Mundo de Futsal, seria semelhante ao que aconteceu. A equipe comandada por Marquinhos Xavier teve muita aplicação defensiva sem a bola e soube criar oportunidades diante da Argentina. Logo aos cinco minutos, Ferrão abriu o placar em jogada ensaiada, após falta cobrada por Marcênio. Sete minutos depois, foi a vez de Rafa Santos ampliar o marcador. Em desvio de coxa, o pivô contou com a falha do goleiro Sarmiento para balançar a rede.
A segunda etapa representou a maturidade do Brasil neste Mundial. Com dois gols de desvantagem no placar, a Argentina precisou se lançar ao ataque para tentar o empate. Os brasileiros souberam se defender, inclusive, quando o técnico Matias Lucuix colocou o goleiro-linha adversário em quadra. No entanto, os argentinos esbarraram em uma grande atuação do goleiro William. Faltando dois minutos para o fim da partida, a Albiceleste diminuiu o placar, com o gol de Matias Rosa.
O Brasil voltou a conquistar a Copa do Mundo de Futsal após 12 anos. Neste hiato de títulos, a Seleção Brasileira parou no Irã, nas oitavas de final, em 2016; e na semifinal, diante dos próprios argentinos, em 2021. Agora hexacampeã (1989, 1992, 1996, 2008, 2012 e 2024), a Amarelinha aumentou a distância de títulos para os outros países: a Espanha tem dois, além de Portugal e Argentina, com um, cada.
Ferrão foi o autor do primeiro gol do Brasil na final da Copa do Mundo de Futsal, contra a Argentina (Foto: Leto Ribas/CBF).
Redação com Lance!