A presença de Gianni Infantino no Brasil, para o lançamento da Copa do Mundo feminina do ano que vem, pode trazer novos frutos para o futebol nacional. Representantes da CBF aproveitaram para formalizar um pedido ao presidente da Fifa: sediar o Mundial de Clubes de 2029 no país. E há um grande otimismo para que essa vontade se concretize. A informação foi primeiramente publicada pele ESPN.

A solicitação aconteceu em uma reunião com o mandatário suíço, na manhã desta segunda-feira, em Brasília. Nela, estavam o presidente e vice da Confederação Brasileira, Samir Xaud e Gustavo Dias Henrique, o treinador da Seleção, Carlo Ancelotti, e até do presidente da República,  Luiz Inácio Lula da Silva. O apoio do Governo Federal, inclusive, é considerado um trunfo pelas negociações.

Conversas há meses

Nos bastidores, as conversas pela realização da próxima edição do torneio já duram meses. Não à toa, Samir já havia conversado sobre o tema com Infantino quando se encontraram durante o Mundial nos Estados Unidos. Eles estiveram juntos na partida entre Flamengo e Los Angeles FC, em Orlando. Ali se iniciava a missão de levar a competição para o Brasil.

Na época, o mandatário da CBF revelou à ESPN que as tratativas já estavam avançadas. Mas ressaltou que seria necessário avaliar os “prós e contras”. Ele ainda reforçou que faria de tudo que estivesse em seu alcance para concluir o objetivo.

“Positiva (reação do Infantino após Brasil se oferecer para ser sede). O Infantino é uma pessoa que gosta muito do futebol brasileiro. Ele sorriu, ficou feliz pela CBF ter colocado o Brasil à disposição para a realização do campeonato. Então acredito que esse diálogo e essa costura vão acontecer e se Deus quiser a gente vai trazer o Mundial para o Brasil”, disse Samir Xaud.

Passagem de Infantino no Brasil

Os encontros entre os presidentes da CBF e Fifa foram constantes nesse último fim de semana. Além do lançamento da Copa do Mundo feminina, em Copacabana, os dois seguiram juntos para um jantar na noite de sábado (24).

No dia seguinte, eles ainda se juntaram no Maracanã para assistir ao clássico entre Flamengo e Fluminense, pelo Campeonato Carioca, e vencida pelos tricolores por 2 a 1. O rubro-negro, inclusive, é o único brasileiro garantido no próximo Mundial de Clubes, até o momento — por ter conquistado a Libertadores de 2025.