Anadia/AL

21 de julho de 2024

Anadia/AL, 21 de julho de 2024

Brasil pede extradição do maior traficante de armas da América do Sul

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 29 de fevereiro de 2024

Armas

Foto: Reprodução - Polícia Internacional

A Justiça Federal da Bahia pediu a extradição do argentino Diego Hernan Dirisio e da esposa dele, Julieta Vanessa Nardi Aranda. Ele é apontado como o maior traficante de armas da América do Sul. A informação é do portal G1.No início do mês, ele e a esposa acabaram presos na Argentina.

Dirisio é suspeito de ter vendido milhares de armas para o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). O esquema teria movimentado em torno de R$ 1,2 bilhão, além de repassado 43 mil armas, durante três anos.

O suspeito é dono de uma empresa com sede no Paraguai que comprava armas do Leste Europeu e conseguia repassar os produtos para criminosos por meio de empresas de fachada. A sede da importadora fica em Assunção, no Paraguai.

Em dezembro do ano passado, o argentino e a esposa foram alvo de mandados de prisão e busca no contexto da Operação Dakovo, da Polícia Federal (PF).

Segundo a PF, o esquema importou milhares de pistolas, fuzis e munição de vários fabricantes europeus sediados na Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia.

As investigações da PF começaram em 2020, quando houve a apreensão de 23 pistolas e dois fuzis.

Redação com Metrópoles

Galeria de Imagens