Um rompimento verificado na adutora (250mm de diâmetro em ferro fundido) do Sistema Carangueja está ocasionando, nesta terça-feira (16), uma perda de cerca de 30% em sua vazão de água. Para efetuar o reparo da tubulação, o Carangueja, que é um dos dois sistemas responsáveis pelo abastecimento de Palmeira dos Índios, precisou ter sua capacidade de trabalho reduzida a partir das 8h desta manhã.
Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) trabalham, desde então, no reparo da adutora. A previsão é de que o conserto seja concluído até as 17h da quarta-feira (17). Esse período de tempo, maior do que o habitual para esse tipo de serviço, é necessário porque a ruptura da tubulação foi verificada em trecho de difícil acesso. Além disso, os profissionais precisarão utilizar uma luva junta mecânica para garantir que não haja a ocorrência de vazamentos.
Logo após a conclusão do serviço, o Sistema Carangueja voltará a trabalhar em sua capacidade integral e a Casal voltará a repassar a água por ele produzida para a Águas do Sertão distribuir em Palmeira dos Índios. Vale notar que o município segue hoje (16) sendo abastecido normalmente pelo Sistema Caçamba.
Folha Miúda, Craíbas
O povoado Folha Miúda, em Craíbas, está com o abastecimento deficitário nesta terça-feira (16). A situação ocorre devido a um rompimento na rede de distribuição que atende a localidade.
A Casal trabalha para consertar a rede e restabelecer a integridade do fornecimento de água até as 18h de hoje. Vale destacar que, após o término do reparo, o abastecimento entrará em fase de regularização, que se dará de forma paulatina.
*Redação com Diário Arapiraca