Anadia/AL

14 de junho de 2024

Anadia/AL, 14 de junho de 2024

Caso de racismo em escola de Maceió vira reportagem no Fantástico

Chamada de 'cabelo de bucha' por colegas, criança pediu à mãe para fazer alisamento, mas o caso teve uma reviravolta | 13:21 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 29 de abril de 2024

vv1

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Por: Matheus Bomfim

O caso de racismo sofrido pela alagoana Israelle Santiago, de 8 anos, que aconteceu no dia 11 de março, na Escola Municipal Baltazar de Mendonça, que fica no Jacintinho, em Maceió, repercutiu nacionalmente, sendo exibido no Fantástico, nesse domingo (28).

Durante a reportagem, a criança traz um questionamento: “Já pensou se todo mundo fosse igual, como a gente iria se identificar?” E sua mãe, Thamara, deixa um recado, de forma breve, para todos aqueles que sofrem bullying. “Não se calem!”.

Israelle sofreu bullying na escola por causa da sua aparência, mas deu uma resposta surpreendente contra o preconceito ao ler uma carta em sala de aula sobre o orgulho que sente de si mesma e das suas características físicas.

“Já pensou se todos fossem iguais? Acho que as pessoas teriam que andar com o nome escrito na testa para não serem confundidas. Eu tenho meu cabelo cacheadinho, nasci assim e meu cabelo é muito lindo. Tenho orgulho da minha cor, do meu cabelo e do meu nariz. Sou assim e sou feliz”, disse a menina durante a leitura.

Segundo a mãe, Israelle nunca tinha sofrido bullying, até então. Quando relatou o episódio, a primeira ideia da mãe foi formalizar uma reclamação na escola, mas depois ela repensou.

“Foi muito triste ver o sofrimento da minha filha. Quando eu lembro da tristeza dela ainda me dói. Ela sempre gostou do cabelo dela, mas chegou da escola muito triste, calada e me perguntou se podia alisar o cabelo para que ele ficasse mais bonito”, contou Thamara.

Além da carta lida pela menina, ela ainda virou garota propaganda da Prefeitura de Maceió, sendo a personagem escolhida para o lançamento do novo fardamento dos estudantes da rede pública de ensino do Município.

O prefeito JHC (PL) publicou um vídeo nas redes sociais, ao lado da secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, exaltando a criança como sendo a mais estilosa entre as escolas públicas da capital.

*Redação com Gazeta web

Galeria de Imagens