Bruna Tojal / Ascom Secti
A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), junto à Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Alagoas (Assespro), em parceria com o Sebrae Alagoas, realizou nesta quinta-feira (25) no Centro de Inovação do Jaraguá, o Meeting Assespro, evento gratuito que discutiu sobre o impacto da transformação digital na economia alagoana com lideranças empresariais e do setor público de Alagoas.O evento reuniu secretários de Estado, empresas de tecnologia e líderes do Turismo e da Construção Civil, para abordarem sobre a importância da inovação no sucesso dos negócios, além de oferecer networking e a troca de experiências.
O presidente da Assespro, Carlos Lima, falou sobre o principal objetivo da realização do evento, que é o fortalecimento do ecossistema inovador em Alagoas. “Como Assespro, eu me sinto em contribuição ao reunir esses diversos setores neste evento. A nossa maior conquista e orgulho é estar fomentando esse ecossistema de inovação através do Meeting Assespro”, frisou.
A programação contou com um painel de abertura, que abordou sobre como a transformação digital vai mudar a economia de Alagoas, com a participação do secretário da Secti, Silvio Bulhões, que destacou a importância dos investimentos feitos pelo Estado, na área de qualificações em CT&I.
“O trabalho vem sendo feito com foco no desenvolvimento científico e qualificação técnica para o empreendedorismo inovador, através dos investimentos do Governo do Estado. Ano passado, foram investidos R$68 milhões em políticas públicas através da Secti e da Fapeal, esse ano, já ultrapassamos os R$50 milhões“. destacou o secretário.
Além da mesa de abertura, o evento contou com três painéis temáticos, onde líderes dos setores públicos e privados puderam compartilhar seus casos de transformação digital e também debater com os dirigentes e patrocinadores do evento, através de uma roda de conversa mediada sobre os temas: impactos digitais nas áreas imobiliárias e turismo e estratégias na captação de recursos para empresas locais.
Sobre o evento
O primeiro painel, sobre estratégias para a captação de recursos para empresas de tecnologia do Estado, contou com Ronaldo Tenório, da Handtalk, Felipe Cansanção, da Aloo Telecom, Dirceu Zuq, da Zuq Performance, Diogo Nemésio, da Sua Formatura, e Eduardo Setton, à frente do LCCV, da Ufal. Em seguida, foi a vez do painel voltado para a transformação digital no setor imobiliário e da construção civil.
Os participantes foram: o presidente da Ademi Alagoas, Marcelo Saldanha, o presidente do Sinduscon, Zezinho Nogueira, o presidente do Movimento Alagoas Competitiva, Alexandre Mendonça, o diretor da Stant Controle, Ralph Vasco, e a fundadora da agência Yellow Kite, Carina Oiticica. O painel de encerramento foi sobre o uso de tecnologia aplicada ao setor de turismo e contou com nomes como Gabriel Cedrin, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Milton Vasconcelos, presidente do Maceió Convention, Marcus Batalha, presidente da Abrasel, Jean Paul Neumann, diretor executivo da NTech Tecnologia, e Uziel Silva, da plataforma digital de eventos Doity.
Redação com Agência Alagoas