Anadia/AL

21 de julho de 2024

Anadia/AL, 21 de julho de 2024

Centro de Reabilitação da Uncisal é ampliado para ofertar mais serviços à população

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 14 de março de 2024

Gov 2

Foto: Reprodução / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas e o reitor da Universidade Estadual de Ciências de Saúde em Alagoas (Uncisal) , Henrique Costa, entregaram na manhã desta quarta-feira (13)  a reforma e modernização do Centro Especializado em Reabilitação (CER III).  Com investimento aproximado de R$ 2,2 milhões, CER III (Pavilhão professora Adriana Melo) vai oferecer serviços de reabilitação física, auditiva e intelectual, além de consultas médicas especializadas para a população.

Durante a solenidade de entrega da nova unidade, o governador assinou  o decreto do  novo regime de trabalho para os 23 primeiros colocados no concurso de professores da Uncisal. Paulo Dantas destacou a importância da entrega de mais um equipamento  na Uncisal para garantir serviço de saúde de qualidade a quem mais precisa.

“Hoje entregamos aqui o Centro Especializado de Reabilitação (CER), que vai proporcionar para os alagoanos e alagoanas um local adequado e com profissionais de altíssimo nível para tratar de pessoas com espectro autista. Pessoas que precisam de acolhimento, precisam ter os seus tratamentos de maneira adequada e aqui teremos todas essas garantias nesse espaço”, ressaltou o governador.

Paulo Dantas destacou a administração do reitor Henrique Costa à frente da Uncisal e garantiu melhores condições de trabalho a todos os servidores. “É uma gestão que nos dá muito orgulho. É lógico, nós vamos cada vez mais adotar medidas para que o professor Henrique e toda a sua equipe da organização tenham condição de fazer um trabalho em rede, cada vez mais colaborativo, unindo forças e esforços com os professores motivados, com os profissionais de saúde e da área educacional também motivados”, enfatizou.

CER III

O espaço anexo ao CER III  foi totalmente revitalizado para abrigar os espaços para Fisioterapia e Fonoaudiologia. A ampliação vai possibilitar melhoria na qualidade do atendimento e aumentar a oferta de serviços. Entre as novidades, está a criação de uma sala de integração sensorial, de uma sala de psicologia infantil e ampliação da sala de estimulação precoce.

Os pacientes também vão contar com um espaço-família, com equipamentos e mobiliários que facilitam a permanência durante o turno de atendimento, proporcionando maior conforto e suporte em especial as necessidades das crianças.

Serão ofertados nos novos espaços exames audiológicos, como audiometrias, emissões otoacústicas, vectoeletronistagmografia e Processamento Auditivo Central; terapias nas especialidades: fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia para todas as faixas etárias; e consultas médicas em diversas especialidades relacionadas às reabilitações auditiva, física e intelectual. O CER III também fornece aparelhos auditivos.

Para o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, a reforma e ampliação do CER III junto com outros investimentos têm um significado especial para a universidade. “É uma felicidade muito grande, governador, a gente poder contar com esse apoio. No ano passado ele estava aqui entregando a reforma do prédio, agora essa ampliação, já entregou o ambulatório da Santa Mônica, enfim, são várias ações e a gente só tem a agradecer a esse empenho, a esse carinho que o senhor tem tido com a Uncisal”, explicou o reitor.

O reitor ressaltou ainda a importância da implantação do restaurante da Uncisal anunciado pelo governador.  “Um restaurante é outra demanda que vem de longa data.  Temos  um percentual altíssimo de estudantes em vulnerabilidade social, são 50%, e os outros 50%, não necessariamente, são pessoas que têm uma condição financeira também adequada. Então, esse restaurante vai poder atender essa demanda, vai melhorar a permanência dos nossos universitários, que eles não abandone o curso, porque  se não tiver condições de suporte, muitos abandonam os seus cursos”, pontuou o professor Henrique.

O secretário de Estado da Saúde,  Gustavo Pontes, salientou que a Uncisal sempre foi uma formadora na área médica, não só para Alagoas, mas para o país todo.  “Nós temos grandes profissionais que atuam hoje em Alagoas, como  também em todo o país. O governador  Paulo Dantas tem nos orientado e cobrado todo o apoio financeiro  necessário à Uncisal e, por isso, nós temos feito. Para que  nós continuemos formando profissionais na área de saúde de excelência e melhorando a assistência do povo alagoano cada dia mais com menor custo para o Governo do Estado”, afirmou o secretário.

O deputado estadual Alexandre Ayres observou  que Paulo Dantas é o governador que mais investiu na área  de educação da  história de Alagoas. “A gente sabe da importância da chegada, da ampliação do Centro de Reabilitação. Nós sabemos que em Maceió, principalmente, tem uma carência grande no atendimento das pessoas com autismo, das pessoas com deficiência, e o CER aqui na Uncisal, que é pública, uma universidade que foi criada pelo vice-governador Ronaldo Lessa, e que hoje o governador Paulo Ramos tem a satisfação de, ao lado do Dr. Gustavo Pontes, secretário de Saúde, ao lado do reitor da Uncisal ,entregar esse importante equipamento”, afirmou o deputado.

Também estiveram presentes ao evento  os deputados estaduais Lelo Maia, Inácio e Ronaldo Medeiros; os secretários de Estado de Governo, de  Desenvolvimento e Assistência  Social;   da Ressocialização;  da Pessoa  com Deficiência e da Primeira Infância, além de professores, servidores  e estudantes da  Uncisal.

Redação com Agência Alagoas

Galeria de Imagens