Maior recordista de títulos da competição, o Real leva vantagem no duelo. São seis vitórias, cinco empates e apenas três triunfos do Dortmund. O time de Madrid marcou 24 gols, contra 19.
O último encontro entre os dois clubes foi na edição 2017/18. Valendo pela fase de grupos, foram duas vitórias do Real Madrid. Venceu na Alemanha por 3 a 1 e na Espanha, por 3 a 2.
Apesar da vantagem madrilenha no confronto, o placar mais elástico foi alcançado pelo Borussia Dortmund, na temporada 2012/13. Nessa edição, foram quatro partidas. Na fase de grupos, o time alemão venceu em casa por 2 a 1 e arrancou um empate por 2 a 2, em Madri.
Os dois times voltaram a se encontrar nas semifinais da edição 2012/13. No primeiro jogo, em casa, o Dortmund aplicou uma goleada de 4 a 1, naquele que é o placar mais elástico do duelo. Na partida de volta, em Madri, o Real venceu por 2 a 0, mas, no placar agregado, a vantagem foi alemã, e o Borussia avançou à decisão.
Em mata-mata, Real e Dortmund também se enfrentaram nas semifinais da Liga dos Campeões de 1997/98. No primeiro jogo, no Santiago Bernabéu, vitória espanhola por 2 a 0. O Real acabou garantido a classificação para a final daquela edição com um empate em 0 a 0 na Alemanha.
O atacante português Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro do confronto, com 8 gols.
Pelo lado alemão, o polonês Robert Lewandowski e o gabonês Aubameyang dividem a artilharia, com 5 gols cada.
Veja abaixo galeria de fotos de Vini Jr, que jogará a final deste sábado: