Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

“Chegou a hora da colheita”, diz Lula, no Maranhão

Presidente anunciou grandes investimentos no estado - 08:22

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 22 de junho de 2024

Brasil

Lula no Maranhão (Foto: Ricardo Stuckert)

Durante um evento na capital maranhense, São Luís, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou um abrangente pacote de investimentos para o Maranhão nesta sexta-feira, 21 de junho. Os projetos incluem a expansão da Av. Litorânea e do Porto do Itaqui, além da ampliação do programa Luz para Todos e a construção de espaços esportivos comunitários.

A expansão da Avenida Litorânea contempla a implantação de um corredor de transporte público e a criação de uma ciclovia, enquanto o projeto no Porto do Itaqui envolve a construção de 602 km de linha de transmissão através do estado, configurando um polo receptor de energias renováveis.

Lula destacou a singularidade e a magnitude dos investimentos planejados para o estado. “Duvido que, na história do Maranhão, um presidente da República e seus ministros vieram, com o governador, num único dia anunciar a quantidade de coisas que nós anunciamos para o Maranhão. Nós estamos plantando e nós vamos colher”, declarou o presidente.

O programa Luz para Todos será expandido para beneficiar cerca de 39 mil pessoas em 99% dos municípios maranhenses, alcançando quase 10 mil unidades consumidoras até 2026. O objetivo é fornecer energia elétrica a áreas que ainda carecem deste serviço essencial.

Além disso, foi dada a ordem de serviço para a expansão do Berço 98 no Porto do Itaqui e a renovação do contrato de delegação do porto por mais 25 anos, permitindo um aumento de capacidade que facilitará a movimentação de mais de 106 navios anualmente.

O pacote de investimentos também inclui a construção de 31 espaços esportivos comunitários em várias cidades do Maranhão, cada um compreendendo campo de futebol, meia quadra de basquete, pista de caminhada e parquinho infantil, com custos estimados de R$ 1,5 milhão por unidade.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, contribuiu para as notícias anunciando a entrega de 2.500 computadores para escolas de ensino integral e a ampliação da banda larga para mais de 10.300 escolas públicas no estado, além da extensão da telefonia 4G para 200 localidades maranhenses.

Os investimentos totalizam aproximadamente R$ 46,5 milhões e visam não somente melhorar a infraestrutura física do estado, mas também fomentar a inclusão digital e elevar a qualidade de vida dos maranhenses.

* Brasil 247

Galeria de Imagens