Anadia/AL

14 de junho de 2024

Anadia/AL, 14 de junho de 2024

Cidades do RS e SC têm alerta para fortes temporais

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 17 de maio de 2024

brasil

Foto: Reprodução

Depois de alguns dias de trégua, as chuvas intensas retornaram ao Rio Grande do Sul e devem persistir até o fim de semana, elevando as preocupações em áreas já afetadas pelas enchentes.

Na quinta-feira (16), os temporais atingiram o estado gaúcho com força, inicialmente moderados, mas intensificando-se ao longo da tarde. Embora não tão intensas quanto nos últimos dias, qualquer precipitação já causa apreensão nos moradores.

Segundo a previsão, uma área de baixa pressão no Paraguai tem canalizado ventos quentes e úmidos do norte do país, formando nuvens de chuva ao encontrar a região Sul.

Para esta sexta-feira, os temporais devem se concentrar no norte do Rio Grande do Sul e em todo o estado de Santa Catarina, especialmente no oeste, Planalto Serrano, sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Algumas cidades podem registrar volumes de até 70 milímetros, considerados bastante intensos.

Alertas para chuvas fortes e ventos intensos

Devido aos altos volumes previstos, institutos de meteorologia como o INMET e Climatempo emitiram alertas para as regiões mais ameaçadas. Além das chuvas fortes, há possibilidade de raios e ventos intensos de 70 a 85 quilômetros por hora.

Os alertas devem ser atualizados nos próximos dias, pois as chuvas devem se concentrar em Santa Catarina e Paraná no fim de semana, com previsão de melhora para o Rio Grande do Sul, o que pode trazer algum alívio. No entanto, o nível do rio Guaíba permanece elevado e deve demorar para baixar.

Outras regiões do Brasil, como o Norte e Nordeste, também devem enfrentar temporais neste período chuvoso, com acumulados de até 30 milímetros previstos para áreas dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Fonte: TNH1

Galeria de Imagens